29 de Outubro
Deus prometeu a Abraão: “farei de ti uma grande nação” e “uma terra te mostrarei”. Isso pode tentar a natureza humana a pensar: “Deus gosta de mim mais do que de qualquer outra pessoa!”. Mas Deus chamou Abraão e seus herdeiros para compartilhar amplamente sua bênção: “Todas as famílias da terra serão abençoadas por sua causa”. Mesmo após a brutal captura de Jerusalém pela Babilônia, o profeta Jeremias exortou os exilados israelitas a orar pela prosperidade e paz — da Babilônia! Como exilados derrotados, ele os exortou a amar ao próximo.
Pouco antes da história de Abraão, o texto de Gênesis 1.1-9 conta a história da Torre de Babel. O erudito Theodore Hiebert escreveu: “o próprio texto enfatiza o desejo humano de preservar uma cultura comum (11.1-4). Este desejo entra em conflito com o objetivo de Deus de criar um novo mundo com diferentes culturas (11.5-9).” Muitas vezes, as pessoas veem a diferença como uma ameaça, algo para odiar e resistir. Deus nos ensina a abençoar as pessoas independentemente de qualquer circunstância. Pelo amor que iremos vencer as injustiças e ministrar graça transformadora sobre o mundo que chora pelas amarras do pecado.
Jeremias chamou os israelitas exilados para serem generosos — e inteligentes. “As pessoas não estão sendo instadas a buscar o bem-estar de sua própria cidade, mas a se comprometerem com uma cidade à qual não pertencem e que pensam que logo irão embora. Eles devem buscar o bem-estar da cidade onde são forçados a viver porque seu próprio bem-estar está vinculado a essa cidade.”
Como a mensagem do profeta aponta, por que Deus chama você e sua família da igreja para amar melhor seus vizinhos, mesmo os mais difíceis?
Que Deus nos abençoe neste dia!
Em Cristo,