LIÇÕES

Devocional 02-11

2 de Novembro

Leitura bíblica: Efésios 4.1-6

Paulo fez um clamor à igreja em Éfeso: viver de maneira digna da vocação que receberam. Os que receberam o dom da salvação em Jesus Cristo têm uma maneira digna de viver. Ela se caracteriza pela humildade, mansidão e longanimidade, aplicando todo esforço para conservar a UNIDADE do espírito. Perceba que esta maneira de andar ou viver exige que haja UNIDADE e esforço para conservá-la; perceba também que essa UNIDADE é do Espírito: inspirada, promovida, desejada e possuída por Ele.

Para tocar o nosso coração de maneira a mantermos a UNIDADE, Paulo afirma algo muito forte, mas ao mesmo tempo muito negligenciado por nós. Somos UM só corpo; somos habitação de UM mesmo Espírito; temos UMA mesma esperança, UM mesmo Senhor, UMA mesma fé; passamos por UM mesmo batismo. Temos UM só Deus e Pai de todos. Que coisa maravilhosa! Fomos lavados pelo mesmo sangue; temos a mesma fé; somos filhos do mesmo Deus. Isto faz de nós IRMÃOS. Temos tudo em comum. Se isso é verdade, por que temos tantos problemas de relacionamento e tanta dificuldade de caminhar juntos?

Vamos ser sinceros. Nas nossas reuniões, quando olhamos para quem se assenta ao nosso lado, nós conseguimos considerá-lo como nosso irmão? Consideramos aquele crente mais simples, que pode ser nosso funcionário, como nosso irmão? Consideramos aquele crente que pensa diferente de nós como nosso irmão? Sabemos que Deus não faz acepção de pessoas: Ele não vê como vê o homem. Este olha o exterior, a aparência, porém o Senhor olha o coração.

Somos irmãos em Cristo, sabemos que Deus não faz acepção de pessoas, contudo não somos idênticos. Devemos aprender a aceitar as nossas diferenças sem fazer guerra por causa de detalhes com os quais não concordamos. Somos uma família, de um mesmo sangue; podemos até brigar, mas nunca nos separar. A Bíblia nos ensina a suportar uns aos outros. O termo “suportar” aqui tem o sentido de tolerar, ou seja, reconhecer e respeitar opiniões ou práticas de outros. É claro que se trata de tolerância bíblica, ou seja, aquela que não compromete os padrões de santidade.

Quando amamos a Igreja entendemos que a mesma é a reunião dos irmãos, não tem como não viver em unidade. Eu sou a Igreja e preciso fazer minha parte como membro deste corpo. Que o Espírito Santo nos conduza a viver em unidade de Espírito para que o mundo creia em Deus, através do nosso testemunho de amor.

No amor de Cristo,

Pra. Joseane Goese