LIÇÕES

Devocional 03-11

3 de Novembro

Leitura bíblica: Naum 1.7

O livro de Naum vem falando sobre o juízo da cidade de Nínive, pelo fato de ela ter esquecido a mensagem anunciada pelo profeta Jonas. Mas, quando olhamos o versículo sete, vemos a bondade de Deus fortalecendo os que passavam por angústias. No meio do julgamento, o Senhor se lembra da misericórdia; e, entre as mais terríveis denúncias de ira, Ele mistura promessas, porque o Senhor conhece os que Nele confiam.

O profeta Naum destaca três verdades preciosas acerca de Deus: o Senhor é Bom; Ele é Refugio; e, Ele conhece todos os que confiam Nele. O Senhor é bom em sua essência, em sua Palavra e em todas as suas obras. Deus é a fonte de todo bem. Dele procede toda boa dádiva.

Em muitos momentos, as circunstâncias tentam nos fazer desacreditar na bondade de Deus. Mas, aí, lembramos que a Sua Palavra está cheia de bondade e, então, podemos ver Sua providência sorrindo pra nós. Porque o Senhor é o refúgio seguro no dia da aflição. Deus nunca nos prometeu a ausência de lutas. Em meio à pressão é que devemos levantar os nossos olhos para o alto, trazer à nossa memória todas as coisas que Deus já fez em nossas vidas e louvá-Lo mesmo em meio à angústia.

É neste ponto, na vivência da angústia que sentimos outra vez o desejo de ter comunhão com Deus. Esse era o desejo de Deus para Nínive: que se arrependessem e que retornassem a Ele. A tempestade pode ser devastadora lá fora, mas, refugiados nos braços de Deus, temos uma âncora firme e inabalável de esperança, paz e segurança!

Em momentos obscuros, devemos nos reconciliar com Deus, buscá-Lo e receber Seu abraço protetor. Temos liberdade e podemos correr para os braços bondosos de Deus e encontrar Nele abrigo, amor e paz. Deus ama aqueles que correm para Seus braços, acolhe-Os como filhos/as amados/as. Não esqueça: o Senhor protege os que confiam Nele!

Quando o profeta diz que Deus nos conhece, quer dizer que Ele nos ama e nos ama com amor eterno. Às vezes, nós nos acostumamos tanto com a bondade do Senhor, até chegarmos ao ponto de nos esquecermos da Sua presença constante.

Hoje, o desejo do coração do Senhor é que possamos experimentar a realidade da pregação de Naum: “o Senhor é uma fortaleza no dia da angústia e conhece os que confiam Nele”. O roteiro nunca muda: o Senhor sempre é bom, no dia da angústia. Deus é quem protege o Seu povo. Naum abre um parêntese de consolação para os israelitas com promessas de descanso e de socorro na opressão. Deus demonstrará mais uma vez Sua bondade para com o Seu povo.

Deus continua mostrando Sua bondade para conosco em todo tempo. Ele nos criou e por isso nos conhece. Somos resultado de um plano perfeito de Deus. Neste plano, Deus só colocou coisas boas, e quando vem a aflição (pois sabemos que não estamos isentos dela), Deus está ao nosso lado, nos livrando da angústia e da tribulação, por isso devemos nos refugiar nEle.

Que possamos confiar no Senhor e desfrutar da Sua bondade dando sempre glórias ao Senhor. Em Deus encontramos refúgio verdadeiro para o tempo e a eternidade. Sob as asas do Onipotente estamos seguros. Em Deus podemos confiar!

Pra. Rosemary Barbosa