LIÇÕES

Devocional 09-11

9 de Novembro

Leitura bíblica: Atos 11.25-26

A igreja de Antioquia começou como resultado de uma grande perseguição que sobreveio sobre os discípulos em Jerusalém. A mão do Senhor estava sobre os que foram para lá, de tal maneira que muitos se converteram ao Senhor. A notícia do que acontecia chegou até a igreja de Jerusalém, que enviou Barnabé até Antioquia, tendo se tornado o primeiro líder daquela igreja nascente (At 11.19-23).

A Bíblia afirma que Barnabé era um homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé. Mesmo assim, ele entendia o conceito da cooperação e também conhecia suas limitações. Por isso, foi a Tarso buscar Saulo para ajudá-lo. Foi incrível a visão de Barnabé, e a direção de Deus na sua vida. Ele sabia que não podia andar sozinho e, por isso, foi usado pelo Senhor para colocar Saulo no ministério.

Posteriormente, Barnabé e Saulo, JUNTOS, EM UNIDADE, foram instrumentos do Senhor para abençoar toda a região de Antioquia, e foi ali que os discípulos, pela primeira vez, foram chamados de cristãos. Jesus tinha a preocupação de não deixar os seus discípulos fazerem a obra sozinhos. Ele os enviava de dois em dois. Há um princípio espiritual importante em andarmos juntos. É o princípio da concordância. Jesus disse que quando dois de nós concordássemos a respeito de qualquer coisa que pedíssemos, seria concedida pelo Pai que está nos céus (Mt 18.19). Não devemos andar sozinhos.

Ao estudarmos a vida de Sansão, algo muito importante salta aos olhos. Apesar de ser um nazireu, homem de Deus e muito usado por ele, Sansão estava sempre sozinho. Nos momentos de suas lutas e dificuldades, não havia com quem compartilhar e orar. Essa talvez tenha sido uma das causas de sua queda. Não podemos andar sozinhos. Precisamos desenvolver relacionamentos. Toda a vida da igreja é baseada em relacionamentos. Precisamos estar sob a liderança de alguém.

Algo fundamental para nós é ter alguém para prestar conta. É segurança para nós. Por isso, ninguém deveria estar fora de uma célula. Juntos podemos amar, acolher, admoestar, servir, suportar, perdoar, consolar, confessar os pecados UNS AOS OUTROS e sermos curados. O maior ato de bondade é andarmos juntos.

Pra. Joseane Goese