12 de Novembro
Leitura bíblica: Gênesis 12.1-3; Deuteronômio 26.1-2; 5-10
Quando Deus o chamou, Abrão não tinha filhos, mas Deus disse que ele e seus descendentes (prometidos) teriam a missão de abençoar “todas as famílias da terra”. Quando seus (numerosos) descendentes já eram uma nação estabelecida, criaram um ritual de doação para lembrá-los de que Deus era a fonte última de tudo o que possuíam e que viriam a possuir. Ao levarem a primeira parte de cada colheita a Deus, recitavam palavras que reconheciam sua humilde ancestralidade humana. A questão era que Deus, seu criador e libertador, tornou possível o bem-estar deles. As promessas do Senhor foram diretivas: faria deles uma grande nação, daria para eles uma terra e usaria Abraão para abençoar todas as famílias da terra (Gn 12.1-3).
Deuteronômio 26.2 diz para dar a Deus “uma parte dos primeiros frutos da terra fértil que você colheu, da terra que o Senhor seu Deus está dando a você”. Em outras palavras, não pague todo o resto e dê apenas se sobrar. De que maneiras, especialmente se a agricultura não for sua atividade principal, você pode fazer disso uma prática estabelecida para dar a Deus, não sobras, mas seus “primeiros frutos”? Este é o fundamento de Deus para o seu povo; dinheiro é um assunto tremendamente espiritual.
Como você se sentiria se, toda vez que fizesse uma oferta, recitasse uma frase sobre “meu pai era um arameu faminto”? Você foi criado para se orgulhar de sua linhagem familiar distinta ou sua ascendência era mais humilde, anônima? O povo de Israel sempre fora estimulado por Deus a lembrar-se da sua história; muitas pessoas não são abençoadas por não darem o valor devido às promessas de Deus para sua casa, lar, família (Lm 3.21). “Deus não é homem para que minta, nem filho de homem para que se arrependa. Acaso ele fala e deixa de agir? Acaso promete e deixa de cumprir?” (Nm 2.19). Deus tem promessas para sua vida, pois Ele tem promessas para o seu povo. Precisamos, em todos os momentos, lembrar-nos dos feitos de Deus, das promessas de Deus e zelarmos pela entrega fiel dos frutos do nosso trabalho no Altar de Deus. Junte-se a nós! Somos Igreja JUNTOS!
Em Cristo,
Pr. Wesley Soares do Nascimento