LIÇÕES

Devocional 14-11

14 de Novembro

Leitura bíblica: Marcos 5.35-36

Jairo, chefe da sinagoga, era pai de uma menina de 12 anos e estava vivendo um drama: sua filha estava à beira morte. Então, ele foi até Jesus e lhe suplicou de joelhos: “Minha filhinha está à morte. Vem, impõe as mãos sobre ela para que seja salva, e viverá!” (v. 24).

A súplica de Jairo se dividiu em dois momentos. No primeiro, ele falou da realidade que ele estava vivenciando – “Minha filhinha está à morte” –, uma perspectiva do ponto de vista natural, humano e circunstancial. No segundo momento, ele deu uma declaração de certeza – “Vem, impõe as mãos sobre ela, para que seja salva, e viverá” –que é a visão do sobrenatural.

Jesus se impressionou com a ousadia e a fé daquele homem e partiu com ele. Mas, no caminho, contaram a eles que a menina já havia falecido, ou seja, parecia que nada mais adiantava. Porém, Jesus não se importou com a notícia e pediu para que Jairo não temesse, mas apenas cresse e mantivesse seus olhos nEle.

Para que a nossa fé surta efeito, não precisamos negar os fatos naturais (afinal, eles estão ali), mas não devemos valorizá-los mais do que a nossa fé. O que pensamos e falamos deve vir acompanhado da nossa crença, da nossa confissão de fé!

Não olhe para as notícias como se elas fossem a decisão final da situação que você vive; olhe para Jesus – Ele é quem vai dar vida ao que preciso for! Mas, para isso, além de crer, você precisa expressar a sua crença com a sua fala. Esteja atento a isso para cooperar com o milagre que você precisa!

Pr. Silas Coutinho