LIÇÕES

Devocional 19-11

19 de Novembro

Leitura bíblica: Filipenses 4.10-13, 19

Roma concedia pouca ou nenhuma comida para os prisioneiros, e poucos outros confortos (por exemplo, cobertores) para aqueles mantidos no que, geralmente, eram buracos no chão, não celas elevadas. Como prisioneiro (Filipenses 1.13), Paulo compartilhou sua resposta interior aos presentes que recebeu dos cristãos na cidade de Filipos. Suas palavras mostraram como ele distinguia “necessidades” de “desejos”, tanto nos bons quanto nos maus momentos. Em Cristo, “aprendeu o segredo para estar contente em toda e qualquer circunstância”.

Compreensivelmente, Paulo expressou gratidão de coração por tudo o que os filipenses haviam enviado. Paulo não estava glorificando ou exaltando a pobreza e a fome nesses versículos. (Se é verdade que dinheiro não garante felicidade, isso certamente também é verdadeiro para a pobreza!). As dádivas dos filipenses tornaram-se símbolo do cuidado de Deus com as necessidades do Apóstolo Paulo, por isso é de extrema importância a responsabilidade do/a cristão/ã com o discipulado e com os grupos de pastoreio (células). Quando estamos alinhados com o discipulado cristão, não somos mais um, mas sim parte integrante do Corpo de Cristo.

Paulo disse que “aprendeu” a estar contente em todas as situações. Como ele expressou seu “segredo” (versículo 13)? Como você aprendeu a obter força da presença de Deus quando lida com a escassez? Por outro lado, você já teve dificuldade em encontrar contentamento ao lidar com a fartura, talvez visto que ainda não pareça “suficiente”? Se sim, como a comunidade de fé e serviço tem ajudado você a encontrar o tipo de contentamento que Paulo descreveu?

Deus é Provedor, porém na escassez podemos nos aproximar mais e mais do amor e do cuidado de Deus para conosco.

Junte-se a nós! Somos Igreja JUNTOS!

Em Cristo,

Pr. Wesley Nascimento