LIÇÕES

Devocional 25-11

25 de Novembro

Leitura bíblica: Mateus 13.1-8

Irmãos e irmãs, graça e paz! Na Bíblia, sempre nos é dado um exemplo natural para algo espiritual. Sendo assim, podemos entender melhor o texto bíblico a partir de uma compreensão mais profunda do assunto. Então, para entendermos de frutificação, precisamos ver os estágios de uma árvore para que ela possa começar a dar frutos:

1. O estágio do plantio: primeiro, a árvore é lançada ao solo em forma de semente. Sem uma semente, não há árvore; mas, antes mesmo de a semente ser plantada, o agricultor procura um bom solo para que a semente esteja em um local favorável, a fim de que o crescimento da semente seja constante e saudável.

2. O estágio do cuidado: toda semente, depois de plantada, deve ser regada, iluminada com sol e adubada, para que a semente tenha recursos suficientes, se não, ela vai morrer em seus primeiros dias ou meses. E, também, ela recebe esses nutrientes para que sua árvore seja forte e frutífera. Nenhuma árvore cresce e frutifica sem que antes o agricultor invista primeiro em seu crescimento.

3. O estágio do crescimento: neste estágio, a árvore não apresenta frutos alguns, mas, já podemos notar nela o potencial que carrega. Pois, na medida em que cresce, já é possível ver se ela é uma árvore forte e frutífera ou fraca e doente.

4. O estágio da colheita: este estágio é o mais aguardado. Nele, podemos ver e comer dos frutos dados pela árvore que tanto esperamos para ter. A árvore que antes era nutrida pelo agricultor, agora passa, através de seus frutos, a nutrir o mesmo.

Com estes exemplos, quero que você perceba em seu espírito que, antes de qualquer filho de Deus dar muitos frutos ou que qualquer igreja dê muitos frutos, é necessário que passemos por todos estes processos, a fim de que sejamos, em Cristo, pessoas frutíferas em sua obra. Vamos refletir sobre isso ao longo deste dia, e que possamos rogar ao Senhor que prepare nosso coração como uma boa terra para receber Sua semente. Amém!

Seminarista Maycon Wesley