7 de Dezembro
Leitura bíblica: Jeremias 17.5-6
Estamos vivendo o último mês do ano. Fazemos muitos planos para o próximo ano e isso gera expectativa. Mas, Jeremias nos alerta quanto a essas expectativas. Devemos colocá-las em Deus, e não nas pessoas.
1. O Princípio da Expectativa: “pessoas não são fontes, mas canais de Deus para nossas vidas. Deus é a fonte”. A direção da expectativa é que faz toda a diferença em nos conduzir a um resultado de bênção ou maldição.
2. Se nossa expectativa está nas pessoas, o resultado sempre será uma frustração. O homem como fonte nos conduzirá à maldição. Deus nos ensina a não criar expectativas nos homens, a não esperar pela força do braço ou intervenção humana. Precisamos nos lembrar do quanto nos decepcionamos com um líder, cônjuge, parente, patrão ou empregado, etc., dizendo: “mas eu dei a minha vida por ele ou por isso, e olhe o resultado”. Pense agora: “se Jesus tivesse colocado suas expectativas no homem, como teria se ferido!”. Cuidado para não criar expectativa nas pessoas sem poder supri-las e, como resultado, desapontá-las.
Muitos têm desistido por terem confiado em alguém que não pôde suprir suas expectativas. Jesus, ao chamar seus seguidores, não alimentou falsas expectativas. Ele disse: “quem quiser vir tome tua cruz, vai vende tudo o que tem, no mundo terei aflições, aquele que não deixar pai, mãe….”. Nós sempre vamos sair das crises melhores do que entramos.
Jr 17.7-8 – Se nossa fonte está em Deus teremos expectativas superadas. “Bendito o homem que confia no SENHOR, e cuja confiança é o SENHOR. Porque será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto.”
3. As bênçãos sempre virão a nós por canais humanos: relacionamentos curados são canais abertos para recebermos as bênçãos de Deus. A história de o satanista abençoar a crente: o entregador pergunta “você não vai perguntar quem te mandou?” (querendo humilhá-la, dizendo a ela que tinha sido o diabo e não Deus que lhe tinha abençoado), e ela responde: “quando Deus manda, até o diabo obedece”. Se o canal falhar, perdoe; não se frustre, não transfira a expectativa de Deus para o homem. E, se você tem um líder, um discipulador, que supre as expectativas, reconheça, agradeça, abençoe, mas continue colocando suas expectativas em Deus.
Conclusão: “as dores se multiplicarão àqueles que fazem oferendas a outro deus; eu não oferecerei as suas libações de sangue, nem tomarei os seus nomes nos meus lábios. O SENHOR é a porção da minha herança e do meu cálice; tu sustentas a minha sorte” (Salmos 16: 4-5).
Em Cristo,
Pra. Joseane Goese