LIÇÕES

Devocional 15-12

15 de Dezembro

Leitura bíblica: Lucas 2.1-20

Ainda estamos vivendo tempos difíceis, mas neste Natal temos convicção de que o Emanuel, que quer dizer “Deus conosco”, continua presente atuando em nossas vidas com seus atos de bondade. Queremos repartir com vocês esta celebração tão importante. Que Jesus, o aniversariante, nos inspire e nos mova a compartilhar as Boas Novas que Seu nascimento trouxe a nós. Tudo que desejamos é que, em nossa celebração Jesus se faça presente nos fortalecendo e renovando nossa esperança.

A Bíblia conta a história de Jesus. Nesta celebração de Natal, temos recordado muitos fatos importantes que não podem ficar no esquecimento. Como, por exemplo: os profetas que falaram das promessas de Deus de enviar o salvador (Isaias 9.2-6 e Miquéias 5.5).

Dando sequência à história, uma jovem chamada Maria acha graça aos olhos de Deus e mesmo sendo jovem é escolhida para gerar Seu filho, por obra e graça do Espírito Santo. Quem lhe traz um assustador e ao mesmo tempo divino anúncio é o anjo Gabriel. (Lucas 1.26-33).

José, seu noivo, com medo de difamá-la, pensou em abandoná-la. Mas, o anjo trouxe a ele em sonho uma notícia que aliviou seu coração dizendo: “José filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo” (Mateus 1.20b). Também o nome já fora escolhido pelo próprio Deus e dado a conhecer a José, o menino se chamaria “Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles”. Tudo aconteceu conforme fora dito por intermédio dos profetas.

Passados os dias, estando eles em Belém, lugar em que José havia de alistar-se segundo o decreto de recenseamento de Cesar Augusto, Maria completa os dias de sua gravidez. Então, começaram a procurar lugar para hospedar-se, mas nenhuma hospedaria possuía lugar disponível. E, o nosso salvador nasce em um lugar muito simples (em um estábulo) e, após seu nascimento, Ele é colocado em uma manjedoura.

Essa foi a cena encontrada pelos pastores, que também foram avisados pelo anjo que o Salvador havia nascido em Belém: eles o encontrariam deitado em uma manjedoura, envolto em panos. Deus envia Seus anjos a comunicar aos pastores que sua promessa de amor foi fielmente cumprida.

Após os pastores encontrarem o Salvador, saíram daquele ambiente louvando e glorificando a Deus. Maria e José também receberam a visita dos magos que foram orientados por uma estrela para indicar onde o menino, o Reis dos judeus, havia nascido. E estes, ao chegarem, ofereceram seus presentes: ouro, incenso e mirra. Reconhecendo assim a grandeza, majestade e a soberania de Jesus.

Essa é a história da nossa salvação, que narra o nascimento de Jesus, o momento em que Deus penetra na história do ser humano e nos proporciona a sua maravilhosa graça salvadora através de Jesus. Que neste Natal, possamos não apenas relembrar a história, mas, anunciá-la a todos que ainda não receberam o nosso salvador. Vamos levar as Boas Novas de grande alegria.

O NOSSO SALVADOR JÁ NASCEU! FELIZ NATAL!

Pra. Rosemary Barbosa