LIÇÕES

Devocional 18-12

18 de Dezembro

Leitura bíblica: João 1.1-9

           O que é ter esperança? Ter esperança é acreditar que alguma coisa muito desejada vai acontecer. É colocar um grau elevado de expectativa em algum acontecimento. É certo que, quando caminhamos em esperança, temos maiores possibilidades de nos mantermos firmes, constantes em nossos objetivos. A vida sem esperança é como uma estrada escura sem perspectiva de chegada, e que com o passar do tempo, por falta de luz, você já não consegue distinguir de onde veio e para qual sentido está indo. A esperança é esta luz no fim da estrada, luz que revela nossa origem e aponta nosso destino, luz que, à medida que andamos, torna-se mais forte aos nossos olhos.

           Em João 1, lemos que Cristo é o Verbo. O termo grego “logos”, traduzido para o português como “verbo” foi bastante empregado por teólogos e filósofos, tanto judeus como gregos, mas com significados diferentes. Nas escrituras hebraicas, o verbo é o agente da criação (Sl 33.6), a Palavra, a mensagem de Deus para o Seu povo por intermédio dos profetas, e a lei de Deus, Seu padrão de santidade (Sl 119.11). Para a filosofia grega, o “logos” significa o princípio da razão que governa o mundo, o pensamento; enquanto na cultura hebraica é outra forma de referir-se a Deus.

Assim, a descrição de Jesus como “O Verbo” feita por João indica claramente que ele se refere a um ser humano que conheceu e amou, mas ao mesmo tempo o Criador do universo, suprema revelação de Deus, a deidade encarnada, o retrato vivo da santidade de Deus, o único em que tudo subsiste (Cl 1.17). É interessante analisarmos que para os leitores judeus, afirmar que Jesus é a encarnação de Deus é blasfêmia, para os leitores gregos esta afirmação é inconcebível. Mas, para João, o novo entendimento sobre o verbo eram as Boas Novas de Jesus Cristo.

           Jesus Cristo é a luz. Luz que gera vida, luz que nos revela que realmente somos. Pela luz de Cristo, enxergamos a nós mesmos e enxergamos o caminho para o verdadeiro lar. A luz que é Jesus não sofre alterações. Ela é incompreensível pelas trevas; ou seja, o mal jamais terá domínio sobre ela. É, pela luz de Cristo, que andamos sem tropeçar no pecado. Cristo ilumina o caminho à nossa frente, assim podemos discernir como viver. Ele remove as trevas do pecado de nossa vida.

           A nossa esperança é Jesus Cristo. Ele é a nossa luz. Independente do seu cenário atual, nunca se esqueça que existe esperança para você. Existe uma luz no fim da estrada. Em outras palavras, existe Jesus e todo o Seu amor disponível para trazer luz ao seu coração. Cristo pode iluminar o seu caminho e te dar um destino incrível, basta crer. Um dia essa luz será algo palpável para nós. Mas, até este dia chegar, encha-se de esperança, encha-se de Jesus.

Pr. Silas Coutinho