LIÇÕES

Devocional 22-12

22 de Dezembro

Leitura bíblica: Salmos 116.12

Hoje, chegando ao fim do ano, podemos refletir sobre nossas vidas e a vida de Deus em nós. Neste balanço anual, qual é o saldo? Em muitos momentos queremos fazer remendos que acabam não dando certo. Queremos respostas imediatas; nos aborrecemos porque nossos projetos e planos não aconteceram; alguns de nossos sonhos não se concretizaram. Mas, nos esquecemos de quantas coisas boas Deus realizou por nós e em nós. O saldo na presença do Senhor é sempre positivo. Ainda que algumas coisas não se realizaram conforme gostaríamos, sabemos que Deus sempre faz o melhor pelos seus filhos/as.

Então, ao chegar ao final de mais um ano, nosso coração precisa estar cheio de gratidão. O dia mais importante para declararmos nossa gratidão ao Senhor se chama HOJE. Por isso, não podemos mudar o passado nem nos preocupar com o futuro, pois a Deus pertence. Podemos fazer do hoje um tempo de gratidão. “Gratidão é o reconhecimento de uma pessoa por alguém que lhe prestou algum benefício, um auxílio, um favor etc… A gratidão envolve um sentimento de dívida para com outra pessoa que é frequentemente acompanhado por um desejo de agradecê-la. Quando temos um coração grato não dependemos de circunstâncias para agradecer.”

A Bíblia sempre deu ênfase às pessoas que foram gratos/as ao Senhor. No Evangelho de Lucas 17.11, Jesus estava a caminho de Jerusalém, com a data da crucificação se aproximando. Ao passar entre a Samaria e a Galileia, se aproxima de uma aldeia, e fora dela existiam dez leprosos, que viviam em completo abandono e vergonha. Claramente nove destes leprosos eram judeus, e um era samaritano. Mas aparentemente, o sofrimento em comum destes dez, fez com que eles se juntassem na dor que compartilhavam. A lei exigia que os leprosos ficassem à distância de pelo menos 100 metros das pessoas saudáveis.

Estes homens mendigavam, pediam, e ingeriam comida que os outros nem iriam querer olhar. Provavelmente viviam do lixo. Porém, o que mais atormentava estes leprosos, era a lembrança dos queridos que tiveram de abandonar quando o sacerdote os declarou imundos. O passado deles fora declarado imundo, mas o presente poderia ser mudado por Jesus. E ali fora da cidade, esses dez leprosos encontram JESUS, e começam a implorar por ajuda. Jesus ordena que eles fossem para Jerusalém com a finalidade de se apresentar ao sacerdote, pois só o sacerdote poderia declará-los puros.

No caminho, eles observam que um milagre havia acontecido. Entre eles havia um samaritano. Quando este samaritano percebe que tinha sido curado resolve voltar ao encontro de Jesus, louvando a Deus em voz alta. Um ato de gratidão por um ato de bondade de Jesus. E Jesus o pergunta: não foram dez os que foram curados, onde estão os nove?

Talvez o mesmo aconteça conosco no final de um ano. Recebemos tantas bênçãos que não voltamos para agradecer. Lembramos de pedir e nos esquecemos de agradecer. No Senhor, como dizemos no final do ano, o nosso saldo é sempre positivo. Dele para com nossas vidas, mas nem sempre das nossas vidas para com Ele, mediante seus feitos tão positivos. Recebemos muito e agradecemos pouco.

O samaritano voltou porque queria mais do que a cura, queria mais do que os benefícios físicos ou materiais. Seu corpo estava curado, mas sua alma tinha um grande vazio de Deus, e certamente ele sabia que Jesus poderia preencher esse vazio. E por isso, ele volta para adorá-lo, agradecê-lo e suprir sua alma com alimento espiritual e salvação eterna.

Que sejamos gratos/as pela bênção da salvação. O nosso saldo final no balanço de nossas vidas será sempre positivo. Que no próximo ano possamos ir ao encontro de Jesus não apenas para obter suas bênçãos, mas para termos um relacionamento profundo com Ele! Não vamos cometer o erro dos noves leprosos. Não vamos procurar Jesus por aquilo que Ele tem para nos dar, mas por Aquilo que Ele é.

No salmo lido, o salmista pergunta: “que Darei eu ao Senhor, por todos os benefícios para comigo?”. O salmista aqui está pensando numa forma de retribuir a Deus, por tudo aquilo que Deus lhe fez. Sua atitude é semelhante à atitude do samaritano, que volta para retribuir a Cristo o bem que havia recebido com gratidão e louvor. E não há outra forma melhor de pagar o bem recebido do que com gratidão. Será que eu e você é somos gratos a Deus independente das circunstâncias? Pense, neste momento, em alguns motivos pelos quais deve agradecer mais ao Senhor.

Pra. Rosemary Barbosa