LIÇÕES

Devocional 03-01

3 de Janeiro

Texto base: 2ª Crônicas 7.14-16

“Se meu povo” – nós que servimos e confessamos Jesus. Nós, que somos declarados por Ele como povo que lhe é chegado. Se mostrarmos humildade e a nossa oração for de arrependimento de fato. Essa conversão dos maus caminhos mostra verdadeiro arrependimento. Só dessa maneira a nossa oração será ouvida. “Perdoará os seus pecados.” Essa é a receita espiritual para curar a enfermidade; seja nossa individual, ou como nação.

            1- Confissão de Pecados

            A primeira coisa que precisamos fazer em nossa oração é confessarmos os nossos pecados, tanto pessoais como coletivos. Existem pecados culturais que estão enraizados em nossos costumes e em nossa história. Nossa posição diante de Deus deve ser de pecadores, confessando ao Senhor. Jamais podemos pensar que não temos pecado, precisamos reconhecer e nos arrepender sinceramente (1ª João 1.7-9).

2- Ouvir a voz de Deus

Daniel 9.6 diz: “[…] e não demos ouvidos aos teus servos, os profetas, que em teu nome falaram aos nossos reis, nossos príncipes e nossos pais, como também a todo o povo da terra”. Daniel era um profeta, alguém que ouvia a voz do Senhor e reconheceu que o pecado de seu povo foi não dar ouvidos aos profetas de Deus, que anunciavam a mensagem divina. Mas, Daniel se manteve fiel e sempre buscava o discernimento espiritual (Daniel 2.27-29; 4.19 e 5.24).

Os pecados do povo de Deus impedem que as pessoas do mundo ouçam a voz do Senhor, devido aos escândalos e mau testemunho dos cristãos. Precisamos ouvir a voz do Senhor antes, para então falarmos às pessoas sobre o evangelho. Deus fala conosco em Sua Palavra através do Espírito Santo, desde que estejamos sensíveis à Sua voz. A restauração da nação começa quando homens e mulheres de Deus ouvem ao Senhor e proclamam sua Palavra (Amós 3.7). Busque ouvir a voz de Deus!

3- Obediência à Palavra

A desobediência é o motivo de tantas desgraças que acontecem no Brasil. Nosso povo aprendeu a ser rebelde e desobedecer às autoridades, bem como ao Senhor nosso Deus. Temos uma cultura muito rica, mas com grande dificuldade de cumprir as leis, pensando sempre em “dar um jeitinho”.

Como servos do Senhor, devemos ser os primeiros a dar exemplo e obedecer às autoridades e à legislação. Não adianta falar dos corruptos e depois agir com esperteza. Até mesmo um ato pequeno, como furar uma fila ou falar mentira, pode ser uma forma de corrupção. Nossa cultura deve ser redimida por Deus através de uma mudança de vida a partir do povo cristão. A Palavra de Deus é o remédio para sarar a nossa nação.

Precisamos obedecer à Palavra de Deus!

Pra. Rosemary Barbosa