LIÇÕES

Devocional 10-01

10 de Janeiro

Texto base: Juízes 11.1-11

Vamos pensar em alguém que sobreviveu a muitas coisas ruins. Essa pessoa era Jefté.  O texto diz que ele era homem valente; porém, filho de prostituta. Os irmãos de Jefté o expulsaram da sua própria casa e tiraram dele o direito de herança. Jefté fugiu da presença deles e habitou na terra de Tobe. Seu nome foi apagado da face daquela terra. O que eles não sabiam é que Deus já havia escolhido Jefté. Ninguém consegue apagar quem o nosso Deus já destacou, quem Deus já marcou com o selo da promessa.

Passou algum tempo, e os filhos de Amom pelejaram contra Israel. Então, os anciãos de Israel foram até Jefté da terra de Tobe, e chamaram-no para ser chefe sobre eles para que pudessem combater os filhos de Amom. Sabiamente, Jefté refrescou a memória deles, dizendo: “porventura, não me aborreceste a mim e não me expulsastes da casa de meu pai? Por que, pois, vindes a mim, agora, quando estais em aperto?”.

Naquele momento, Jefté estava em uma posição diferenciada e podia exigir algo dos anciãos. Ele disse: “se o Senhor nos der a mim os filhos Amom, então, serei por cabeça?”. Jefté pergunta para ver se a proposta era verdadeira. Os anciãos tomaram Deus por testemunha e falaram que o nosso Deus poderia castigá-los se não fizessem segundo a palavra de Jefté. Olhe o que Deus faz na vida de seus escolhidos!

O que podemos aprender com Jefté?

1. Que nenhum “porém” em nossa vida nos paralisará. Amém! O texto fala que ele era homem valente, porém, filho de uma prostituta. Esse “porém” esteve na vida de muitos servos e servas do passado, mas o nosso Deus nunca deixou de operar por causa dos “poréns” da vida. Abraão tinha o “porém” na sua vida: Sara, sua esposa, era estéril, e Deus fez dela mãe de filho. Gideão era homem valente, “porém” sua família era a mais pobre em Manassés. O nosso Deus o fez vencer um grande exército todo equipado para guerra com apenas 300 homens, e o pôs por juiz sobre Israel. Ana era casada, a mais amada por Elcana (seu esposo); “porém”, não tinha filho, e o nosso Deus a fez mãe de filhos.

Sabia que entre nós e a vitória pode existir um “porém”? Entretanto, não podemos nos paralisar porque ele ou eles existem; só precisamos confiar em Deus e ele nos dará vitória. O desejo do nosso Deus sempre foi o nosso bem. Então, não se paralise diante dos “poréns”. Creia no poder de Deus. Jogue por terra todos os “poréns” que já foram vencidos na cruz do calvário através do sacrifício de Cristo Jesus.

2. Aprendizado a Rejeição. Olhando para Bíblia, vemos que aqueles/as que tiveram o chamado de Deus, em sua grande maioria foram rejeitados primeiro. Glória a Deus porque a rejeição dos homens não anula a escolha de Deus em relação à nossa vida. Mesmo Jefté sendo rejeitado, ele continuou exercendo a liderança na cidade de Tobe. Não adianta rejeitar quem foi separado por Deus para um propósito.

Quantos passaram por rejeição na Bíblia? Moisés foi rejeitado pelo povo; Davi foi rejeitado; Jesus foi rejeitado pelo povo judeu. De nada adiantou a rejeição, pois os céus sabiam quem eles eram. Irmãos/ãs, os céus sabem quem somos, e Aquele que nos chamou para um propósito não nos rejeita. Amém? Então, não adianta desprezarem seu ministério, sua pregação, seu louvor, sua adoração. Pois, na hora da guerra, o Senhor nosso Deus fará com que eles se lembrem de você, como um/a homem/mulher que foi chamado/a para guerrear em nome do Senhor Jesus e saiu vitorioso/a.

3. As virtudes não podem ser esquecidas. O texto fala que Jefté era um homem valente. Primeiro, veio a sua virtude. Mas, a grande maioria das pessoas foca só nos defeitos. Os irmãos de Jefté focaram em algo que não era culpa dele. Ele nasceu de uma prostituta, mas isso não tirava dele as suas qualidades. As pessoas gostam de nos reduzir apenas a um defeito que temos. Em nome de Jesus, vamos valorizar mais as qualidades das pessoas.

4. Não assuma o papel de vítima. Jefté tinha todos os motivos para se colocar neste estado, quando seus irmãos o expulsaram de casa, e lhe tiraram a herança. Os piores homens de Tobe se juntaram a Jefté, e ele se tornou líder deles. Jefté não se fez de vítima. Ele não permitiu que seus irmãos acabassem com seus sonhos e projetos. Ele decidiu viver. Deus não nos chamou para nos colocarmos em lugar de vítimas, mediante as circunstâncias adversas que enfrentamos. Não podemos parar simplesmente porque existem “poréns” em nossa vida, porque sofremos rejeição, traumas, porque as pessoas querem apagar suas virtudes. Deus tem um futuro brilhante para todos nós. Não podemos perder tempo nos vitimizando.

5. Independente de sua origem familiar, Deus tem propósito para sua vida. Jefté teve uma difícil herança familiar. Ele era filho da prostituta, ele já havia nascido no prejuízo. Independente da sua origem, Deus é poderoso para lhe capacitar, acolher e escrever uma nova história, como fez na vida de Jefté. Ele tinha Deus como seu Pai eterno.

6. Nem sempre teremos só pessoas de alto escalão para estarem lutando conosco. Jefté teve ao seu lado os levianos para lutar com ele. Lembra quem estava com Jesus? Tomé, que tinha que ver para crer; Judas, que o traiu; Pedro, que o negou três vezes. Enfim, pessoas com diversos problemas. Mas, que precisavam passar pelo tratamento de Jesus. Não tem sido diferente em nossas vidas. Pessoas difíceis, de caráter duvidoso, se aproximam de nós, porque Deus quer nos usar para que essas vidas sejam lapidadas, transformadas por Ele. O nosso Deus tem contado conosco nesta grande tarefa, não podemos decepcioná-lo. Não podemos fugir de nossa responsabilidade.

7. Em situação difícil, não use sua força humana. Jefté poderia ter revidado contra seus irmãos, mas ele preferiu deixar tudo nas mãos de Deus. Não vamos dar o “jeitinho”, vamos confiar Naquele que tem a solução. Amém?!

Deus, a Seu tempo, exaltou Jefté. No lugar da sua humilhação, Deus o fez triunfar. Eles reconheceram que Jefté tinha algo dado por Deus. Ele havia sido chamado por Deus com um propósito de liderança. Deus tem nos chamado para um propósito. Então, viva dentro do propósito de Deus e tenha a vitória. É Deus quem abre portas para você entrar. Somos apenas canais de bênção na vida do outro. Lembre-se sempre da história de Jefté e saiba que somente Deus tem nosso futuro em suas mãos.

Que Deus nos abençoe!

Pra. Rosemary Barbosa