LIÇÕES

Devocional 15-01

15 de Janeiro

Texto base: João 10.10

O contexto da passagem em que Jesus promete vida abundante àqueles que são seus, facilmente revela o seu significado. Trata-se da alegoria do Bom Pastor. Nessa alegoria o próprio Jesus se apresenta como sendo o Pastor, e retrata seu povo como sendo suas ovelhas. Dessa forma, Ele é o Pastor que cuida de suas ovelhas. Essas ovelhas o conhecem e não seguem a estranhos. Ele também contrasta sua posição como o legítimo Pastor, e a posição dos ladrões e salteadores.

A promessa de Jesus é que suas ovelhas tenham vida, e vida em abundância. Isso mostra que a vida concedida por Jesus Cristo é de uma medida transbordante. Quando Jesus promete uma vida abundante ao seu povo, Ele está prometendo uma vida em que há graça em abundância, amor em abundância, alegria, paz e segurança em abundância. Essas virtudes têm sua origem no próprio Deus. Elas revelam a certeza e a garantia de nossa salvação.

A vida em abundância da qual a Bíblia fala está diretamente ligada à suficiência de Cristo na salvação de seu povo. Sua obra é perfeita e indispensável para que suas ovelhas tenham a vida eterna.  Quando Jesus diz no verso 10 que veio para que tivéssemos vida, Ele está relacionando isso ao contexto em que acabou de afirmar que dará salvação àqueles/as que entrarem por Ele. Ou seja, vida é igual a ser salvo. E para completar, Jesus diz que essa vida seria uma vida abundante (v. 10). Essa abundância está relacionada a encontrar pastagens do verso anterior (v. 9).

Assim, não existe qualquer embasamento para usar João 10.10 para afirmar que vida em abundância é qualquer coisa além da salvação, e de uma vida com Deus que conquistamos pela graça do próprio Deus derramada sobre nós através da obra de Jesus Cristo (a porta). Essa é a verdadeira vida em abundância apontada no texto.

Mas Jesus nos alerta que o diabo veio para roubar, matar e destruir. Roubou o nosso relacionamento com Deus, através da mentira. Porque enganou o homem mudando seus valores. Dizendo que há coisas mais importantes do que ter um relacionamento com Deus. O adversário não mata aquele/a que tem relacionamento com Deus, mas não existindo esse relacionamento, o homem morre espiritualmente, e morrem seus sonhos. O inimigo quer destruir todos os desejos de intimidade com Deus, quer destruir nosso desejo de adorar.

Por isso, não deve haver limites no nosso relacionamento com Deus. O Senhor quer nos dar um relacionamento em abundância com Ele. Só há vida, zoe, em abundância, se nos entregarmos totalmente, renunciarmos nossas vontades e ouvirmos sua voz. Abundante do grego, perisson, que significa “muito, muito bem, além da medida, uma quantidade tão abundante que chega a ser mais do que era se de esperar”. Só existe relacionamento com Deus numa medida além das medidas da razão. Ora, Aquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera (Ef 3.20).

Pra. Joseane Goese