LIÇÕES

Devocional 21-01

21 de Janeiro

Texto base: Hebreus 3.1-6, 2ª Pedro 1.4-8

          Hebreus 3 segue 2 capítulos nos quais a carta estabelece a superioridade de Jesus sobre todas as outras maneiras pelas quais Deus falou à família humana. Essa deve ser a nossa observação nesta pastoral: se Jesus é tão grande, a solução para o problema humano é refletir com mais profundidade sobre quem Ele é e o que Ele fez. Em todas as áreas da nossa vida (incluindo o uso da tecnologia), nosso chamado é ser o mais parecido possível com Jesus. Pedro também falou aos seus leitores sobre o chamado para “compartilhar a natureza divina”. Essa não é uma noção abstrata e nebulosa. Deve ser uma realidade no nosso cotidiano, enquanto realizamos todas as nossas atividades.

Nas cartas do Screwtape, C.S. Lewis observou que “o presente é o ponto em que o tempo toca a eternidade”. O passado se foi e não podemos mais alterá-lo; o futuro é desconhecido e um momento pode destruir nossas ilusões de controlá-lo”. “Hoje” (velho e simples “comum”) é o dia para associar nosso trabalho e esforço com o poder de Deus para transformar nosso ser interior e viver as qualidades que Deus deseja para nós.

Pedro disse que devemos “fazer todos os esforços” para construir essas características positivas em nossa vida. N.T. Wright escreveu: “Pedro está exortando seus leitores a se tornarem mais plenamente humanos, construindo um aspecto do caráter cristão que excede não apenas o aparente, mas principalmente a interioridade: fé, virtude, conhecimento, autocontrole, paciência, piedade, afeição familiar e, finalmente, amor. Tudo isso exige reflexão; tudo isso exige esforço. Eles não acontecem por acaso”.

O tipo de vida retratado nas leituras de hoje o atrai ou não? Que escolhas você está fazendo, particularmente no uso da tecnologia, para permitir que o poder de Deus construa um caráter nobre e frutífero em você? Reflita sobre as razões de sua resposta. Em espírito de oração, peça ao Espírito Santo para ajudá-lo a identificar uma ou duas das áreas em que você mais precisa crescer ao expressar amor e generosidade para com os outros, nas redes sociais ou em qualquer outro lugar.

Junte-se a nós! Somos Igreja JUNTOS!

Em Cristo, Pr. Wesley Nascimento