LIÇÕES

Devocional 18-02

18 de Fevereiro

Leitura bíblica: Hebreus 3.2

O Bispo Francis Asbury dizia: “Eu quero ser mais santo hoje do que fui ontem e mais santo agora do que há uma hora”. Asbury moldou o panorama religioso nos primórdios da América do Norte de forma mais decisiva do que qualquer outra pessoa. É denominado “caçador de almas, fundador da nação, o profeta das longas caminhadas!”. O Seminário no Kentucky, que leva o seu nome, sempre foi continuação de seu legado ministerial, pois, em vários momentos históricos, fora marcado com forte manifestação do Poder de Deus. Dura mais de 140 horas um culto de adoração na Asbury University (origem metodista) em Wilmore, Kentucky, Estados Unidos. Uma celebração matinal da Universidade transformou-se em um encontro, com pessoas de todas as idades orando, adorando e jejuando. A atividade, que começou com alunos e funcionários, está atraindo pessoas de diversas partes dos Estados Unidos. Não era uma programação ou evento, mas um mover genuíno do Espírito Santo, fazendo com que as pessoas continuem adorando a Deus ininterruptamente.

O avivamento não está na agenda da Igreja, mas sim na agenda do Senhor da Igreja! Este tempo de manifestação do favor de Deus na Asbury University não é algo novo. Há 53 anos, o tradicional culto matinal da faculdade foi substituído pelo compartilhamento de testemunhos. Estudantes dedicados à oração passaram o dia compartilhando o que Deus estava fazendo em suas vidas. Uma grande onda de fé tomou conta do lugar, a ponto de todas as aulas do dia serem canceladas. O auditório, com 1,5 mil lugares, ficou lotado. Nesse tempo, pessoas de joelhos, alguns orando, alguns dando conselhos, alguns apenas se regozijando no Senhor… Durante todo o tempo, na plataforma, havia um fluxo incessante de pessoas declarando publicamente as maravilhas de Deus. Naquele ano, foram 185 horas ininterruptas de muita oração, clamor, louvor e testemunhos.

Agora, já passam de 140 horas ininterruptas de oração, adoração e busca incessante do poder de Deus. Que este mover possa contagiar também a nossa nação, pois, em outros lugares, está acontecendo algo semelhante. Chame isso de reavivamento, despertamento religioso ou derramamento do Espírito, uma coisa é fato: é algo real! Se estivermos atentos, isso está acontecendo não apenas na Asbury University (já são mais de 140 horas de culto ininterrupto), mas também na África, Ásia, Europa Oriental e América Latina. Nos últimos meses, ouvimos relatos desse movimento em igrejas pequenas e grandes no Texas, Alabama, Flórida, em outros lugares e em vários Campus Universitários. Para quem está pedindo para ver os frutos desse avivamento antes de considerá-lo “autêntico”, digo que já vimos: “o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, bondade, generosidade, fidelidade, mansidão, domínio próprio […]”. Temos testemunhado isso em abundância. Em Asbury University, Cedarville University, Lee University no Tennessee, em lugares espalhados pelo mundo, e no lar de muitos servos/as de Deus ao redor do mundo.

Se estamos perguntando que aplicação prática isso tem, que utilidade pode ter, se vai promover esta causa ou resistir àquela outra… Então perdemos o melhor, que é este sinal de que Deus; o Senhor da Igreja está trabalhando, despertando o Seu grande exército para conquistar as nações para Cristo. Estamos aprendendo a amar novamente; poderemos conhecer o amor de uma forma que não se origina de nosso desejo natural, mas da Graça Divina e, com o batismo em amor, vem a genuína paz. Não acredito que este presente seja enviado para resolver nossos problemas. Acredito que é enviado para mudar nossos corações, abrir a nossa vida, reescrever nossa história, fazendo-nos indivíduos repletos de um amor maior.

Junte-se a nós! Somos Igreja JUNTOS!

Que esta graça possa chegar à vida e missão de nossa Igreja.

Em Cristo,

Pr. Wesley Soares do Nascimento