14 de Março
Leitura bíblica: 1ª Coríntios 10.12
É curioso que haja algo como ter orgulho da graça. Um homem diz: “tenho grande fé, não cairei; uma fé pequena poderia tombar, mas eu jamais”. “Tenho amor fervoroso”, diz outro. “Posso suportar, não há perigo que me desvie.” Aquele que o fazem, acham que suas virtudes podem mantê-los, não sabendo que o fluxo deve brotar constantemente da fonte, ou, de outra forma, o poço logo secará.
Se um fluxo contínuo de óleo não chega ao lampião, ele brilhará hoje, mas soltará fumaça amanhã, e seu aroma será nocivo. Tome cuidado para não se vangloriar de suas virtudes, mas deixar que todo o seu louvor e confiança estejam em Cristo e em Sua força, pois apenas isso evitará a sua queda. Ore mais. Invista mais tempo em santa adoração. Leia as Escrituras com mais fervor e constância. Tenha mais cuidado com sua vida. Viva mais perto de Deus. Escolha os melhores exemplos para seu comportamento. Deixe que sua conversa tenha o aroma do céu. Deixe que seu coração seja perfumado com afeição pelas almas dos homens. Então viva para que eles saibam que você está com Jesus, que aprendeu com Ele; e quando aquele feliz dia chegar, quando aquele que você ama disser: “suba para cá”, que você possa ter a felicidade de ouvi-Lo dizer: “combatestes o bom combate, completastes a carreira, e agora eis a coroa da justiça que não desaparecerá”. Siga em frente, cristão, com cuidado e atenção! Siga com temor e tremor santo! Siga com fé e confiança apenas em Jesus, e que sua constante súplica seja: “ampara-me, segundo a Tua promessa”. Ele, e somente Ele é capaz de “vos guardar de tropeços e para vos apresentar com exultação, imaculados diante da sua glória”.
Charles Haddon Spurgeon
[Adaptado de: Dia a dia com Spurgeon – manhã e noite: devocionais diárias. Trad. Elisa Tisserant de Castro, Sandra Pina. Curitiba (PR): Publicações Pão Diário. 2ª Ed., 2017, p. 158].