LIÇÕES

Devocional 07-04

7 de Abril

Leitura bíblica: Lucas 24.13-32

Jesus caminhou, sem ser reconhecido, com dois de Seus discípulos. A crucificação esmagara suas esperanças (“nós esperávamos” – versículo 21) e os havia surpreendido ao saberem que “algumas mulheres” disseram que o corpo de Jesus havia desaparecido. Eles não disseram que acreditavam — isso apenas os confundiu. Jesus interpretou para seus tristes seguidores “as coisas escritas a seu respeito em todas as Escrituras, começando por Moisés e passando por todos os Profetas” (versículo 27). Enquanto Ele partia e abençoava o pão, os discípulos O reconheceram com repentina memória, percepção e alegria.

Quando passamos por desilusões e perdas agudas, perdemos o poder cognitivo de interpretar sozinhos as situações da vida e, às vezes, até mesmo da eternidade. O discipulado é extremamente necessário na vida da Igreja, pois precisamos amar as pessoas, principalmente quando se encontram fragilizadas pelos desastres da vida.

O estudioso N.T Wright observou: “não era simplesmente […] que eles não pudessem reconhecê-lo. Esta é uma característica estranha das histórias da ressurreição, em Mateus 28.17 e João 20.14; 21.4,12, bem como aqui […]. O corpo de Jesus, que estava na tumba, foi transformado. Era o mesmo, mas diferente – um mistério que talvez nunca desvendemos até que nós mesmos compartilhemos a mesma vida ressurreta”. Você deseja compartilhar o dom dessa vida ressuscitada, mesmo os aspectos que, por enquanto, permanecem intrigantes para nós?

O estudioso William Barclay disse que esta história “nos fala da capacidade de Jesus de dar sentido às coisas […]. Jesus veio, conversou com eles, e o sentido da vida se tornou claro e as trevas se tornaram luz […]. É somente em Jesus que, mesmo em tempos desconcertantes, aprendemos o que significa a vida”.

Você consegue se lembrar de algum momento em que algo doloroso e intrigante de repente fez mais sentido à luz do amor e da graça de Jesus?

Que Deus nos abençoe para ministrarmos esperança a um mundo que vive todos os tipos de crises!

Junte-se a nós! Somos Igreja JUNTOS!

Em Cristo,

Pr. Wesley Soares do Nascimento