LIÇÕES

Devocional 11-04

11 de Abril

Leitura bíblica: Salmos 25.18

É bom para nós quando as orações sobre nossas aflições estão ligadas às súplicas relacionadas aos nossos pecados – quando, estando sob a mão de Deus, não somos totalmente tomados por nossa dor, mas lembrados de nossas ofensas contra o Senhor. Também é bom levar tanto o sofrimento quanto o pecado ao mesmo lugar. Foi a Deus que Davi levou sua aflição: foi a Deus que Davi confessou seu pecado. Observe, então, que devemos levar nossas aflições ao Senhor. Mesmo as que forem pequenas devem ser levadas a Deus, pois Ele conhece os cabelos de sua cabeça; e você deve entregar ao Senhor as grandes aflições, pois Ele tem o oceano na palma de Sua mão. Vá a Ele, seja qual for seu problema atual, e você o encontrará disposto e desejoso de aliviá-lo. Mas precisamos levar nossos pecados a Deus também. Devemos levá-los até a cruz, para que o sangue caia sobre eles para remover sua culpa e destruir seus poderes de corrupção.

A lição especial do texto é esta: que devemos ir ao Senhor com nossas aflições e pecados, com a disposição correta. Note que tudo o que Davi pede sobre suas aflições é: “considera as minhas aflições e o meu sofrimento”, mas a súplica seguinte é muito mais expressiva, definitiva, decidida e plena – “perdoa todos os meus pecados”. Muitos sofredores teriam colocado assim: “renova minhas aflições e sofrimento, e considera os meus pecados”. Mas Davi não fala isso; ele clama: “Senhor, quanto às minhas aflições e sofrimentos, não vou determinar a Tua sabedoria. Senhor, considera-os, vou deixá-los para ti. Eu ficaria feliz em ter meu sofrimento removido, mas faz segundo a Tua vontade; porém, quanto aos meus pecados, Senhor, sei o que quero; preciso que sejam perdoados; não posso suportar cair nem mais um momento por causa da maldição deles”. Numa balança, um cristão considera a aflição mais leva do que o pecado; ele pode suportar que seus problemas continuem, mas não pode aguentar o fardo de suas transgressões.

Charles Haddon Spurgeon

[Adaptado de: “Dia a dia com Spurgeon: Manhã & Noite”].