LIÇÕES

Devocional 14-04

14 de Abril

Leitura bíblica: Atos 16.11

Os apóstolos perguntaram: “Senhor, quando o Senhor há de restaurar a Israel?”. O entendimento é de que o Reino fora restaurado na Ressurreição (e na ascensão). Jesus está, de fato, sendo entronizado como Messias em Israel e, portanto, como Rei e Senhor de todo o mundo. Os apóstolos devem sair como arautos, não de alguém que pode tornar-se rei em algum momento histórico, mas daquele que fora já nomeado e entronizado. Um dia esse reino virá de forma plena e, finalmente, de forma conclusa, na Nova Jerusalém Espiritual. Enquanto isso, temos uma missão a realizar.

No verso de número 7, Jesus deixa claro que a autoridade de Deus (que Jesus compartilhou, conforme Marcos 1.22 e Lucas 5.24) – e não nossa – que estabelece os tempos e estações. Deus deu a Seus/Suas discípulos/as poder (do grego “dinamis” – raiz da palavra dinamite). A autoridade estabelecida sobre a Igreja hoje é concedida por intermédio do Espírito Santo.

Jesus disse que o Poder de Deus ativa o Seu povo. Na autoridade de Deus, Jesus Os enviou (e a nós hoje!) para levar as Boas Novas até os confins da terra. Somos testemunhas da graça que operou na história e continua operando em nós. Treze vezes aparece em Atos a expressão “aquele que testifica”. O foco em testemunhar é um desafio para falarmos a partir da experiência que tivemos com o Espírito Santo. Testemunhar é ter histórias de fé para contar; por isso a importância de termos uma experiência viva com o Espírito Santo de Deus. Nas palavras de Emil Brunner: “a Igreja existe pela missão, assim como o fogo existe para queimar”.

Somos chamados a ser Igreja missional e multigeracional.

Junte-se a nós!

Somos Igreja JUNTOS!

Em Cristo,

Pr. Wesley Soares do Nascimento