LIÇÕES

Devocional 21-04

21 de Abril

Leitura bíblica: Salmo 13.1-6

As pessoas costumam chamar os Salmos de “livro de orações” da Bíblia. Cerca de 50 dessas orações eram lamentos como este, em que o salmista expressava o sentimento de que Deus havia se esquecido completamente dele. (Na visão do Apocalipse, o último livro da Bíblia, os santos martirizados repetiram o Salmo 13 e exclamaram com grande voz: “Santo e verdadeiro Mestre, até quando?” — conforme Apocalipse 6.10). O Salmo 13, como praticamente todos os lamentos, também voltou à postura do coração que torna a oração possível: “tenho confiado no teu amor fiel”.

Você já sentiu o nível de dor e frustração refletidos na pergunta inicial do salmista: “até quando me esquecerás, SENHOR? Para sempre?”. A frase hebraica sobre Deus “escondendo sua face” expressava a sensação de que Deus havia retirado o favor divino do fiel. Existem maneiras pelas quais você está esperando (pacientemente ou não) pelo favor de Deus hoje?

Que escolhas e práticas podem ajudá-lo a manter a confiança no amor infalível de Deus enquanto espera? A esposa do acadêmico John Goldingay, Ann, sofreu 43 anos de esclerose múltipla. “Quanto tempo, quanto tempo, quanto tempo, quanto tempo? O salmo foi escrito para alguém que enfrenta uma longa jornada. Ele ousa continuar confiando no compromisso de Deus e esperando celebrar a libertação do Grande IAHWEH (O Grande Eu Sou). Os inimigos pensam que vão comemorar. Porém, o salmista nos desafia a acreditar que vamos celebrar a grande VITÓRIA.”

Você tem coragem de acreditar que, no final, você vai comemorar com Deus? As pessoas que não possuem ainda uma experiência com Deus sabem apenas fatos históricos e possuem impressões a respeito do presente e futuro; porém nós, servos/as de Deus, conhecemos o passado, vivemos o presente e conhecemos o final da História: “porque é necessário que Ele reine até que absolutamente todos os seus inimigos sejam prostrados debaixo de seus pés”. “E o último inimigo que será destruído é a Morte” (1ª Co 15.25-26).

Uma Igreja missional e multigeracional, que “adora, acolhe e avança”. Junte-se a nós! Somos Igreja JUNTOS! Em Cristo,

Pr. Wesley Nascimento