LIÇÕES

Devocional 08-05

8 de Maio

Leitura bíblica: Atos 16.23-36

Bem conhecemos essa passagem bíblica, mas hoje vamos nos atentar para o carcereiro e sua família. Quantos momentos a sua família se via aprisionada pela sua profissão? Quantas vezes por causa da profissão, esse chefe viu sua própria família sendo ameaçada? Enquanto ele vigiava os presos, a sua família estava descoberta de proteção, pois ele ainda não conhecia a Jesus. O próprio carcereiro precisava de libertação; não somente ele, mas toda sua família. O carcereiro comumente não saía da prisão, pois era sua responsabilidade permanente vigiar os presos. Assim como a família do carcereiro, quantas famílias estão aprisionadas no dia de hoje, sofrendo por uma dificuldade de relacionamento, que geram prisões na alma, como mágoas e lembranças dolorosas, fazendo-os permanecer dentro de um buraco frio, escuro e doloroso.

Paulo e Silas estavam presos, com os pés e as mãos amarrados, mas não com a alma aprisionada. Em um horário talvez para muitos impróprio, eles cantavam e adoravam ao Senhor por volta da meia noite. Quando o Senhor quer agir, não tem hora que O limite! Os companheiros de prisão escutavam e recebiam a ministração daquele louvor, quando, de repente, um tremor abriu as portas da prisão e soltou as algemas de todos.

O carcereiro ouviu e, ao olhar, todas as portas das prisões estavam abertas e, no desespero ele pensou em acabar com sua vida. Paulo disse para o carcereiro: “não te faça mal algum, todos aqui estamos”. Aqueles que ainda não têm a Jesus em suas vidas não sabem a quem recorrer em momentos de aperto. Nesses momentos, optam pelo que julgam ser a solução. No caso do carcereiro, ele pensou na morte. Após a fala de Paulo, o carcereiro fez um pedido. Ele pediu luz! Aqui está o que realmente aquele pai de família necessitava em sua vida. Quando ele tira Paulo e Silas para fora, ele faz uma pergunta: “que me é necessário fazer para me salvar?”.

Eu creio que os louvores entoados naquela prisão falavam de salvação, falavam do amor do Senhor e do seu desejo de salvar vidas. Porque a pergunta do carcereiro foi direta. “Que me é necessário fazer para me salvar?” A resposta de Paulo foi: “crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa”. O carcereiro recebe a Palavra de Deus sendo ministrada por Paulo e Silas e crê em Jesus. Ele sai daquela prisão e vai para sua casa, levando Paulo e Silas consigo, agora não como aquele que vigia, mas como o que cuida. Ele lavou as feridas dele, demonstrando uma nova atitude vinda de sua parte.

Agora livre do que o aprisionava, não somente ele, mas toda a sua família vive a liberdade que só Jesus pode conceder. Sendo batizado ele e toda sua casa. Depois, o carcereiro preparou a mesa e se alegrou muito com Paulo e Silas e, com toda sua família, por ter crido em Deus. Aqueles louvores não eram apenas para abrir as prisões, mas para trazer libertação e salvação à vida do carcereiro e toda a sua família.

O seu louvor no seu lar pode trazer libertação e salvação a outras famílias. Então, em todo tempo, adore ao Senhor! A sua adoração move os céus e liberta vidas que estão aprisionadas pelos grilhões da morte. Nunca pare de adorar ao Senhor! Amém!

Pra. Rosemary Barbosa