12 de Maio
Leitura bíblica: João 3.1-18
Quando vou participar de algo que desconheço, sempre é salutar de minha parte afirmar que eu não entendo e terei que fazer perguntas referentes àquele setor ou disciplina para que eu possa crescer na dimensão daquela atividade. Algo semelhante aconteceu com um professor e estudioso hebraico chamado Nicodemos. Ele veio (à noite – não pronto para arriscar seu status de líder) para conversar com Jesus. Ele tentou entender as palavras de Jesus sobre “nascer de novo”. Elas podem ser um trocadilho grave – a palavra grega traduzida por “novamente”, também significava “de cima”. O entendimento é uma etapa essencial para alcançar as divisões.
João disse que Nicodemos veio a Jesus “à noite” (versículo 2). Jesus havia desafiado o poder e a autoridade dos fariseus. Então, Nicodemos provavelmente precisava da escuridão para que outros fariseus não o vissem com Jesus. Naquela noite, Jesus convidou Nicodemos a viver à luz do Reino de Deus. As evidências sugerem que sua conversa mudou a perspectiva de Nicodemos (João 7.45-52; João 19.38-42).
Em que tipo de escuridão você veio a Jesus? Como Deus o trouxe da escuridão para a luz?
Muitas pessoas, como Nicodemos, seguiam os fariseus por não terem tido a oportunidade de conhecer as Boas Novas. Existem muitas pessoas em Juiz de Fora que optam por religiosidades vazias ou pela impiedade, por não conhecerem a Jesus. Deus quer alcançar essas pessoas! Porém, para tal, precisamos estar disponíveis e dialogando sempre com a sociedade. Uma “igreja relevante” dialoga com a sociedade, apontando sempre para Jesus, o qual gera no ser humano a oportunidade de novo nascimento.
Que Deus nos abençoe na perspectiva de sempre adorar, acolher e avançar!
Em Cristo,
Pr. Wesley Nascimento