LIÇÕES

Devocional 20-05

20 de Maio

Leitura bíblica: 2ª Crônicas 20.1-4; 2ª Crônicas 20.15

O Antigo Testamento nos mostra inúmeras guerras da nação de Israel contra diversos adversários. Elas são figura da guerra espiritual que travamos nos dias atuais, pois, como disse o apóstolo Paulo, a nossa luta não é contra seres humanos, e sim contra todas as forças espirituais do mal (Efésios 6.12). O rei Josafá estava em situação terrível: a nação fora cercada por um grande exército, constituído por três povos, e todos ficaram tremendamente receosos. O mesmo pode acontecer conosco.

Quantas vezes nossas células, nossa igreja e a nossa nação são atacadas pelas forças de Satanás? A maneira como a nação, liderada por Josafá, lidou com aquela situação, tem muito a nos ensinar. Podemos destacar o seguinte:

  1. A dependência de Deus:

Era humanamente impossível para o exército de Judá vencer aquela batalha. O inimigo era poderoso e numeroso. Josafá declarou: “pois não temos força para enfrentar esse exército imenso que vem nos atacar. Não sabemos o que fazer, mas os nossos olhos se voltam para Ti”. Precisamos aprender a depender de Deus. Nós somos terrivelmente autossuficientes. Até dizemos que precisamos de Deus, mas as nossas atitudes são contrárias ao que proferimos. Confiamos demais no nosso preparo, na nossa escolaridade, nos nossos talentos. Isso nos levará à derrota. Jesus afirmou: “sem mim vocês não podem fazer coisa alguma” (João 15.5).

  1. A unidade:

O texto diz que todo o povo de Judá reuniu-se para buscar ajuda do Senhor em jejum e oração. Todos entenderam a urgência da situação; todos estavam dispostos ao sacrifício, abrindo mão de alguma coisa para estar juntos. Foi um clamor nacional. Há poder na unidade. Quando temos um só coração e um só propósito, o coração de Deus é tocado. Os nossos clamores são ouvidos e atendidos. Aleluia!

  1. A menção das promessas:

Na sua oração, Josafá “lembrou” ao Senhor as promessas que ele havia feito “clamaremos a ti em nossa angústia, e Tu nos ouvirás e nos salvarás”. Assim, devemos andar e agir. O nosso Deus fez alianças conosco. Ele está comprometido com Suas promessas. Na Bíblia, encontramos que Deus não é homem para que minta, nem filho de homem para que se arrependa. Acaso Ele fala, e deixa de agir? Acaso promete, e deixa de cumprir? (Números 23.19). Aleluia!

Após possuir a terra prometida e despedir o povo, Josué lembrou-lhes que, de todas as promessas que Deus fizera, nenhuma havia deixado de se cumprir! Quando o Senhor encontra corações dependentes, unidos e confiantes, Ele responde, dizendo: “não tereis de pelejar, a batalha é do SENHOR!”. Glória a Deus. Ele peleja por nós, confunde e derrota os nossos adversários. Ele é o Senhor dos Exércitos!

Pra. Joseane Goese