LIÇÕES

Devocional 09-06

9 de Junho

Leitura bíblica: Gálatas 5.13-15

O apóstolo Paulo plantou novas igrejas na província romana da Galácia (atual Turquia). Mas, depois que Paulo partiu, “falsos mestres” vieram para a Galácia e começaram a convencer as pessoas de que elas ainda tinham que seguir certas regras e leis para que Deus as aceitasse. Paulo, em sua carta, resistiu fortemente aos falsos mestres. Ele exortou seus leitores a reivindicar sua liberdade espiritual em Cristo, uma liberdade definida pelas palavras que Jesus identificou como um dos “grandes mandamentos”: “amar o próximo como a si mesmo”. Paulo repetiu o ensinamento de Jesus (Mateus 22.35-40), mas ele acrescentou uma afirmação abrangente: “toda a Lei foi cumprida em uma única declaração”. Mesmo muitos cristãos lutam para aceitar isso. Muitas vezes, pensamos que são necessárias práticas batismais “corretas”, maneiras específicas de ler a Bíblia ou fazer a comunhão, ou toda uma variedade de nuances doutrinárias para “cumprir a lei”. Você pode confiar, seja para sua própria caminhada com Cristo e a dos outros, que “amar o próximo como a si mesmo” realmente cumpre “toda a lei”?

No versículo 13, Paulo declarou, sem rodeios, uma verdade que podemos ter dificuldade em admitir. Todos nós temos impulsos egoístas, especialmente se tivermos a capacidade de escolher livremente. Ele apontou a seus leitores aquele que pode nos dar a capacidade de viver em amor, que é o Espírito Santo: “sede guiados pelo Espírito e não realizareis os vossos desejos egoístas” (versículo 16). Em que partes de sua vida você deseja convidar o Espírito para capacitá-lo a “amar o próximo como a si mesmo” mais plenamente? Medite nisso!

Em Cristo,

Pr. Wesley Nascimento