LIÇÕES

Devocional 13-06

13 de Junho

Leitura bíblica: Lucas 9.23-24      

            Para se tornar discípulo de Cristo, é necessário ser amigo Dele. Somente através de um relacionamento verdadeiro o individuo é visto como discípulo de Cristo. Ele mesmo afirma: “já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamei-vos amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos dei a conhecer” (João 15.15). Quando nos tornamos amigos d’Ele, passamos a compreender que, para ser e fazer discípulo, é necessário ter conhecimento do foco da missão de Deus revelada em Cristo Jesus.

            O discipulado pessoal é essencial na vida de um cristão, pois, não há como ser um discipulador sem antes se tornar discípulo de Cristo; e, não há como ser discípulo de Cristo sem entender o preço de renunciar os prazeres da carne. No livro “Firmados Na Fé”, o autorJohn Stott diz: “ao lermos a Bíblia, muitas vezes somos forçados a sermos sóbrios e humildes. E, a Palavra de Deus nos confronta impiedosamente com o nosso pecado, nosso egoísmo, nossa vaidade e cobiça e, então, nos desafia a arrependermo-nos e confessá-los”.

            O discípulo de Cristo entende o significado da renúncia a partir do momento em que obtém disciplina com a Palavra de Deus, pois, sem o conhecimento da Palavra e compreensão da missão, renunciar tudo por Cristo fica inconcebível. Mas, aquele que busca consagrar-se a Deus passa a viver apenas por Ele.

            O homem ou a mulher que decide seguir a Cristo deve se consagrar a Deus por inteiro. Deve se examinar a cada dia olhando para si mesmo, para que possa ter uma vida de exemplo perante Deus e aqueles que estão à sua volta. Deve ser aquele que decide andar no caminho reto de Cristo (o alvo principal de sua vida deve ser Cristo), estando sempre disposto a agradar a Ele em primeiro lugar. Pois, agradando a Deus, ele será a diferença que o mundo precisa. Olhar para si mesmo é fundamental para perceber onde se tem falhado e para entender a necessidade da dependência total de Cristo, alcançando o perdão. Mas, se não há um balanço de sua vida que observa como tem sido suas atitudes, não será possível este entendimento.

            O exercício de se autoexaminar nos leva a perceber o quanto somos falhos e, assim, reconhecermos que o perdão não é liberado devido aos nossos sacrifícios e obras, mas, sim, mediante a graça de Deus testificada por meio de Cristo Jesus. Devemos aprender a cada dia que tudo que fazemos em nome de Deus só tem valor devido ao preço que foi pago na cruz e que, buscar um viver de santidade, renunciando as coisas pecaminosas deste mundo não é sacrifício, porque sacrifício foi a morte de cruz de Jesus Cristo. Ele, ao se dar à humanidade, manifestou graciosamente o amor redentor de Deus. O discípulo de Cristo compreende que foi alcançado pela graça de Deus e que ela o leva a buscar mudanças em suas atitudes a cada dia. Assim, ele passa a viver uma vida em busca de santidade, baseada na graça Deus.

O discipulado pessoal é essencial na vida de todo cristão, seja ele novo convertido ou não; pois, quando se investe tempo na vida espiritual, se compreende a importância de ser amigo de Cristo. Tornando-se seu amigo, consequentemente torna-se discípulo d’Ele. Buscando o conhecimento na Palavra de Deus, aprende-se o valor da renúncia e, assim em diante, buscando se examinar a cada dia, para que possa consagrar sua vida a Deus. Aquele que se consagra entende que não é por suas obras que seus pecados são perdoados; mas, sim, pela graça de Deus manifestada em Cristo Jesus. E, só por meio desta graça que o ser humano pode se tornar discípulo de Cristo. 

Em Cristo Jesus,

Pr. Carlos Serafim