LIÇÕES

Devocional 14-06

14 de Junho

Leitura bíblica: Isaías 38.1-8; 21-22

Quando falamos de saúde, ela pode ser física ou espiritual; e, a falta tanto da saúde física ou da saúde espiritual leva-nos à morte. No texto de Isaías, o profeta nos relata algo diferente. A saúde física do rei Ezequias estava chegando ao fim. O Senhor enviou o profeta Isaías para dar essa notícia. Mas, a saúde espiritual do rei Ezequias estava no auge. Como sabemos disso? Sabemos isso quando o profeta reage diante da má notícia apresentando-se ao Senhor com uma oração sincera de confissão.

O profeta Isaías recebe de Deus uma incumbência nada fácil de ser cumprida. Ele teria que ir até ao rei para fazer uma visita e anunciar que a doença o levaria à morte e que ele deveria pôr em ordem sua casa. Este é um tipo de visita que nenhum de nós gostaria de fazer e muito menos de receber. O rei Ezequias estava no auge de seu reinado. Não foi nada fácil e nem cômodo fazer esta visita, pois nunca se sabe a reação de um rei, e o fim do profeta poderia ser a prisão ou a morte.

Uma pessoa sem vida espiritual, diante de uma notícia dessas, se desesperaria, sairia fazendo tudo que tivesse vontade de fazer ou se revoltaria contra Deus. Mas, essa não foi a atitude do rei Ezequias. Muito pelo contrário: a sua saúde física não estava bem, mas, espiritualmente, ele tinha o que apresentar ao Senhor. Então, ele vira para o canto da cama e ora ao Senhor, e o texto fala que ele chorou amargamente, e falou da própria vida de intimidade com Deus. Não murmurou, mas foi sincero diante do senhor: rasgou o seu coração na presença de quem tudo pode.

Esse é o grande diferencial de uma vida com Deus. Pode faltar saúde física, mas a espiritualidade é mantida. Podemos dizer que essa confissão sincera do rei Ezequias mudou o coração de Deus, e o mesmo profeta que levou a má notícia, voltou trazendo a boa notícia do acrescentar de mais quinze anos à vida do rei, e uma medicação para sua enfermidade. Isaías falou ao rei para pegar uma pasta de figo e colocar sobre a úlcera, para sua recuperação.

A cura vem de Deus, mas Ele pode lançar mão, como muitas vezes faz, da medicina e dos conhecimentos médicos. E Isaías ainda diz: “esse é o sinal que receberás do Senhor para indicar que Ele cumprirá o que prometeu: eis que farei retroceder dez graus a sombra lançada pelo sol declinante no relógio de Acaz”. Isto é, fazer com que a sombra retroceda representa a extensão da vida de Ezequias por obra de Deus. O Senhor ainda promete ao rei Ezequias a vitória sobre a guerra, dentro daquele acrescentamento de anos.

Precisamos pedir ao Senhor que nos ajude a manter a saúde física e espiritual no nível que Ele requer de nós. Ainda que nos falte a saúde, vamos fazer como o rei Ezequias: ter o que apresentar a Deus, pois temos uma espiritualidade vivenciada nEle. E, isso independe do nosso estado de saúde.

Deus nos coloca diante de adversidades para ver nossa reação diante de cada uma delas. Ele se alegra com os que desenvolvem a valentia espiritual, que não se acovardam no meio do caminho e que fazem dos momentos difíceis, uma oportunidade para vencer, é isso que Ele espera de cada um de nós. Que a bênção da saúde física e espiritual estejam sobre nós. Amém.

Pra. Rosemary Barbosa