5 de Julho
Leitura bíblica: Mateus 6.25-34
Os versículos de hoje podem parecer extremos, contra todo o bom senso. Mas Jesus, usando exagero para enfatizar, alertou contra a preocupação, não o planejamento. Os primeiros ouvintes de Jesus tinham motivos para se preocupar. “O público de Jesus teria sido de camponeses comuns que tinham que se preocupar com a próxima refeição o tempo todo, mas Jesus diz a eles para não se preocuparem com nada. Ele pede para que os seus seguidores vejam o mundo com novos olhos, a fim de ver, ao seu redor, evidências do cuidado e da provisão de Deus.” A perspectiva do Reino não é de escassez, e sim de fartura. O Deus Todo-Poderoso é Deus que cuida e supre a necessidade de seus filhos/as (Salmos 37.25).
Jesus não condenou o planejamento. Ele disse que precisamos ter valores corretos conforme planejamos. Quão fácil ou difícil você acha viver a sabedoria de Jesus de “desejar em primeiro lugar o reino de Deus e a justiça de Deus”? Que desejos ou sonhos são tão importantes para você que (se você for honesto) pode desejá-los mais do que o Reino e a justiça de Deus? Que escolhas você fez (ou deseja fazer) para manter esses desejos e sonhos na perspectiva sapiente do Reino de Deus?
Jesus parecia antecipar a pesquisa moderna, dizendo: “quem entre vocês, por se preocupar, pode acrescentar um único momento à sua vida?” (versículo 27). Na verdade, a preocupação encurta nossa vida! Que argumentos internos, se houver, você apresenta sobre por que “faz sentido” se preocupar? Como você pode distinguir necessidades de desejos e fazer planos sem distorcê-los com a preocupação?
Que Deus nos abençoe para que possamos ver com os olhos da fé. Assim, experimentaremos o sobrenatural de Deus em nossas vidas.
Em Cristo,
Pr. Wesley Nascimento