LIÇÕES

Devocional 07-07

7 de Julho

Leitura bíblica: Salmo 46

O Salmo 46 é um cântico de louvor ao Senhor que fala aos nossos corações trazendo-nos uma mensagem de esperança em meio ao caos. Seja o caos instalado a partir de guerras, hecatombes da natureza, pragas, pestilências, pandemias, crises econômicas ou sociais… Enfim, distúrbios de quaisquer origens. E, desde sempre, no mundo em que vivemos, não faltam multiformes tipos de instalação do caos, muitas vezes produzidos pelas mãos do próprio homem. Este doce e poderoso cântico de adoração que nos é apresentado pelo salmista remete-nos à esperança concreta de ter no Senhor o nosso Castelo Forte, nosso Monte Santo, nosso Álamo impenetrável e inabalável, nosso refúgio soberano e inatingível. Se o caos se instala a partir de guerras, o Senhor é Jeová Jireh, o nosso Deus forte, que já venceu todas as batalhas. Nele temos abrigo e o socorro bem presente, onde nada nem ninguém pode nos fazer mal algum.

Se o caos se instala através das pestilências, Jesus Cristo é o Médico dos médicos que nos cura, nos liberta e nos salva, tratando de nossa alma, corpo e mente. Se o caos se instala a partir da falta de pessoas queridas e importantes em nossa vida (as quais possam até ter sido levadas a óbito), o Espírito Santo de Deus é o Consolador que nos envolve com o poder e graça do Altíssimo Deus e nos aproxima dEle através da comunhão em Seu Filho, nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, Aquele que nunca nos deixa sós e desamparados.

Portanto, mesmo que qualquer tipo de caos propicie o abalo de nossos alicerces, o Salmo de número 46 lembra-nos que “há um rio, cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo”. Estas “moradas” citadas neste salmo são aquelas que Jesus nos promete quando afirma: “na casa de meu Pai há muitas moradas”. Ou seja, são a nossa Canaã celestial, nosso refúgio eterno.

O Salmo nos ensina que Deus está no meio de Sua cidade santa; portanto, as Suas moradas, onde habitaremos no Senhor, estão todas em torno dEle, e lá há este rio citado no salmo, o qual alegra toda a cidade e seus habitantes (nós), pois as águas deste rio curam, salvam, limpam. O som de Suas correntes apazigua os corações, fazendo cessar toda contenda. Às suas margens, a natureza floresce abundantemente, providenciando que nada nos falte. Enfim, o refúgio no Senhor é completo e perfeito, é abençoado e abençoador, é confortável, é alegre, é esplêndido em todas as métricas de avaliação.

Que, ao ser entoado por nós em cântico, ou ao ser orado em pensamento quando nos deitamos ou começamos um novo dia, ou quando simplesmente o lemos e proclamamos, este poderoso Salmo de número 46 traga a paz e o conforto, a esperança e a alegria. Estas, por sua vez, perduram mesmo diante do caos instalado, transformando o pranto em riso, o medo em segurança, a fraqueza em força, a doença em saúde, a crise em superabundante graça.

Pr. Marcos Ferreira