LIÇÕES

Devocional 17-07

17 de Julho

Leitura bíblica: Salmo 42

Nós sabemos que uma ferida física, em média, se cura em uma semana ou em mais tempo. Mas, uma ferida emocional, às vezes, demora anos. Há pessoas que são curadas no corpo, mas as suas emoções têm feridas irreparáveis. E, nós podemos chamar estas feridas de “feridas escondidas”. São feridas que não enxergamos, mas sentimos. E, as dores produzidas por elas são terríveis, porque não doem apenas no físico, mas também doem na alma. 

Essas feridas estão na memória, e não são poucas as pessoas que sofrem desse mal. São pessoas que foram abandonadas, maltratadas, humilhadas, abusadas e, outras, exploradas. Feridas na alma são aquelas causadas pelo desamor, pela indiferença, pela incompreensão, ou pelo fato de terem sofrido abusos sexuais, ou por terem entrado na “igreja” e terem sido abusadas espiritualmente.

Feridas na alma são causadas por uma perda irreparável de um ente querido, ou pelas mágoas causadas por traições ou frustrações… Pessoas com feridas na alma geralmente são de difícil convivência; elas sofrem e produzem sofrimentos nas outras pessoas, principalmente nos mais próximos.

Nós estamos acostumados a lidar com o corpo doente, e procuramos logo o médico. Fazemos exames e tratamentos… Mas, quando a ferida é no nosso interior, em nossa alma, sofremos e não sabemos o que fazer! Nós não somos constituídos apenas por um corpo, somos constituídos de três partes, três elementos: o corpo, a alma e o espírito. É o que nos diz a palavra em 1ª Tessalonicenses 5.23, “e o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”.

O ser humano é tripartido ou tricotômico. Todo homem é espírito, alma e corpo. O corpo é diferente da alma e a alma é diferente do espírito (diferente do Espírito Santo). O homem é um espírito que tem uma alma e habita num corpo. Através do corpo, entramos em contato com o mundo que nos cerca… É no corpo que estão nossos cinco sentidos: visão, olfato, tato, paladar e audição.

O espírito é a parte que nos coloca em contato com o mundo espiritual. Por meio dele, adoramos, louvamos, temos fé, amor, esperança… Agora, a alma é a parte que nos dá consciência de nós mesmos. É na alma que estão nossas emoções, nossa mente, vontade, consciência das coisas; e, é na alma que sofremos as consequências dos maus-tratos, da ignorância etc.

O filósofo e romancista francês Jean-Paul Sartre ensinava que: “não importa o que os outros fizeram de você, importa o que você fez com o que os outros fizeram de você”.  Ele ensinava que a questão não é o que fizeram comigo, mas o que eu faço com aquilo que me fizeram. Será que eu reajo da forma correta?

Mas por que, muitas vezes, não reagimos da forma correta? Por que nos tornamos pessoas tristes, abatidas, murmuradoras, pessimistas, inseguras? Não é por que queremos nos sentir assim. A explicação é que algo nos afetou tão profundamente que feriu a nossa alma.

Se você está com a sua alma ferida, assim como estava o salmista, eu quero dizer para você que há cura! Em Êxodo 15.26, está escrito que, se você ouvir a voz do Senhor e fizer o que é reto diante dos seus olhos, Ele declara que Ele é Deus que te sara. Davi lutou contra isso em sua vida e declarou no Salmos 147.3 que: “o Senhor sara os de coração quebrantado e cura as feridas”.

Então, há um caminho para receber a cura para a sua alma.

1. Abrir o coração. O Salmo 39:2 diz assim: “emudeci em silêncio, calei acerca do bem, e a minha dor se agravou”. Todas as vezes que alguém fecha o coração, fecha a confissão, a dor se agrava. Olhe o que acontece com o coração fechado: “esquentou-se-me no peito o coração; enquanto eu meditava, ateou-se o fogo” (Salmos 39.3). Há memórias que doem. É como uma brasa, um ardor. Há um mal-estar e a pessoa sofre muito. Há muitas pessoas que tentam escapar de suas feridas bebendo, prostituindo-se e se drogando.

Outros tentam resolver trabalhando diuturnamente, procurando fugir da realidade. Tudo isso é ilusão. Em Lucas 12.13-21, Jesus conta a parábola do rico fazendeiro que achou que poderia resolver o trauma da sua alma com bens, e Jesus o chama de louco. Nos vs. 18-20: “disse: farei isto: destruirei os meus celeiros, reconstrui-los-ei maiores e aí recolherei todo o meu produto e todos os meus bens. Então, direi à minha alma: tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e regala-te. Mas Deus lhe disse: louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?”.

O salmista sabia quem poderia curar, tratar e saciar a sua alma. Ele sabia quem poderia resolver os problemas que estavam afligindo a sua alma; por isso, que ele buscou a Deus em oração! Portanto, a primeira coisa a fazer é confiar e abrir o coração, porque, toda vez que nos calamos, a dor se agrava e piora. Abra o seu coração; quando não se abre o coração, quando não se é honesto consigo mesmo, a dor se agrava, piora. É preciso ser honesto consigo mesmo e confiar plenamente em Deus.

No Salmo 32.3, Davi nos fala da consequência de não se abrir, de não se confessar. “Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia.” Coloque para fora, através da confissão, a dor que você está sentindo. O salmista falava consigo mesmo, no verso: “por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu”.

O primeiro passo para a cura e libertação é abrir o coração e confiar plenamente em Deus.

2.Libere aqueles que te feriram. Quem continua com ressentimentos, piora. Só há um caminho para curar as feridas do coração: o perdão. Mesmo que as pessoas que te feriram não mereçam, é preciso perdoá-las para o seu próprio bem. Paulo disse em Romanos 12.17: “não torneis a ninguém mal por mal; esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens; se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens; não vos vingueis a vós mesmos”. Se não perdoamos, estamos vingando a nós mesmos. É contra nós que vem o mal.

Amados, é Deus quem deve retribuir, vingar. Libere quem te feriu. Deus sabe retribuir. Deus sabe a hora, o momento exato da retribuição. E, quando Deus vinga, horrível coisa é cair em Suas mãos. Não desejes retribuir o mal com o mal.

Perdoar é a única forma de ficar bem; não há outro caminho. Olhe o que acontece quando a pessoa não libera, não perdoa: “atentando, diligentemente, por que ninguém seja faltoso, separando-se da graça de Deus, nem haja alguma raiz de amargura que, brotando, vos perturbe, e, por meio dela, muitos sejam contaminados” (Hebreus 12.15).

A raiz de amargura contamina; às vezes, passa de geração para geração. Há famílias inteiras contaminadas com raiz de amargura, com perturbação. O Pai contaminou o filho. O filho contaminou o neto. O neto contaminou o bisneto; e são famílias amarguradas. São famílias que não conseguem ser felizes. Não passe para os seus filhos nenhuma contaminação. Isso adoece, pois a nossa mente grava coisas incríveis. Ela grava o bem e o mal, o certo e o errado.

Faça como o salmista: louve a Deus, ore a Deus e a sua dor cessará. O verso 8 diz: “contudo, o Senhor, durante o dia, me concede a sua misericórdia, e à noite comigo está o seu cântico, uma oração ao Deus da minha vida”. Não se martirize, sentindo-se a pior pessoa do mundo; não murmure e não sofra por causa dos maus. O verso 9 diz: “digo a Deus, minha rocha: por que te olvidaste de mim? Por que hei de andar eu lamentando sob a opressão dos meus inimigos?”. Deus não nos chamou para vivermos com culpa ou com vergonha, com feridas. Deus apaga tudo isso, se você buscar a Sua ajuda, Ele te cura, Ele te sara.Os psicólogos dizem que a forma que nos vemos determina a forma como os outros nos veem. Se não nos respeitamos, se não nos amamos, se não gostamos de nós, alguém cuidará de nós? Alguém irá nos amar?

Assistindo a um trecho da pregação do pastor Rosário Neto, ele diz: “pessoas magoadas magoam pessoas”. Se eu quiser construir relacionamentos fortes, a primeira pessoa forte tem que ser eu. Se eu quiser construir relacionamentos saudáveis, a primeira pessoa saudável precisa ser eu. Mas, infelizmente, convivemos com pessoas no trabalho, na escola, na família, na igreja, que ferem umas as outras, porque a maior parte das pessoas que convive conosco estão fraturadas nas suas emoções, estão magoadas nas suas emoções; carregam coisas do passado que elas não fecharam; têm situações nos seus relacionamentos interpessoais que as machucaram e, hoje, essas pessoas machucadas estão a machucar outras pessoas. Não queira conviver com gente infeliz, porque gente infeliz torna os outros infelizes.

Antes de partir para as relações humanas, olhe para você mesmo, olhe para como você se vê, trate com suas doenças internas. Pois os seus relacionamentos sempre serão reflexo do estado do seu interior. Por isso, você precisa decidir se curar; você precisa ir para dentro de si e tirar todas as suas mágoas.

O salmista estava com a alma amargurada; alguma coisa deveria ter acontecido que até o impedia de ir à casa de Deus. Talvez os seus inimigos o perseguissem, mas ele tomou quatro atitudes para receber a cura para a sua alma: Ele orou a Deus; ele louvou a Deus; ele esperou em Deus; e, ele confiou plenamente no Senhor.

Hoje, o Senhor lhes pergunta: “queres ser curado?” Então, abra o seu coração, receba a cura para sua alma, seja livre de toda prisão nas suas emoções, em nome de Jesus.

Em amor, Pra. Rosemary Barbosa