LIÇÕES

Devocional 24-07

24 de Julho

Leitura bíblica: Salmos 127 e 128

É do conhecimento de todos que família é um projeto de Deus; ou melhor, família nasceu no coração de Deus. A família não é invenção humana, mas algo divino. Devemos voltar nossa atenção para família, porque é nosso maior investimento. Os Salmos 127 e 128 tratam do mesmo assunto; trabalham com a mesma temática: “família”.

Temos o primeiro alerta para se formar uma família: “casamento”. Quando falamos de casamento, estamos falando de construção; mas, não de uma casa, e sim de um lar. E, nenhuma construção se inicia sem base. Sem fundamento, ela poderá até permanecer em pé por um tempo, mas chegará uma hora que desmoronará. Para isso, é necessário que a base, fundamento da nossa família, seja o Senhor Jesus. Ele é o que edifica, pois não podemos confiar em nossos sentimentos e emoções, porque às vezes somos traídos por eles.

Esse texto vem de forma clara dizendo que não podemos confiar em nós mesmos para construirmos uma família. “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam.” Vindo as tempestades, se estamos edificados sobre a rocha, que é Jesus, então estaremos seguros como família. Quando Jesus contou a parábola dos dois alicerces, a casa que permaneceu firme foi a casa que estava edificada sobre a rocha. A rocha é Jesus.

Muitas famílias estão se perdendo, se destruindo, porque estão correndo inutilmente buscando exacerbadamente bens materiais, porque precisam mostrar para a sociedade que estão num patamar de família “bem-sucedida”. A busca desenfreada por segurança financeira e a insatisfação mediante cada conquista tem sido a causa de muitas famílias destruídas.

Esse salmo veio para nos alertar sobre prioridades na família; que pessoas devem vir antes das coisas. E, a inversão das prioridades gera resultados como: famílias desajustadas, infelizes, destruídas, sem edificação profunda. Preste atenção: não adianta construir patrimônios e mais patrimônios e perder sua família. A sua família é o seu maior patrimônio. Porque ela foi dada por Deus. Deixe o Senhor edificá-la.

Muitos estão perdendo a prática de fazerem as refeições juntas, mesmo quando é dia de folga, porque até nas folgas estão trabalhando. Não se tem prática da devocional familiar, passam dias, meses, até anos, sem vivenciarem essa prática abençoadora.

A sua família é mais importante do que coisas, porque coisas, na hora da velhice, não te servirão de nada. Mas, os/as filhos/as criados/as na presença do Senhor terão prazer em continuar vivenciando em família. “O cuidado é a recompensa dada por Deus.”

Precisamos usufruir daquilo que Deus tem nos dado, principalmente em família. Temos que nos alegrar com o fruto do nosso trabalho, porque é bênção de Deus sobre nós. Precisamos investir em nossas famílias para que ela seja bendita e outras famílias possam ser abençoadas através da nossa, como diz a bênção abraâmica (Gênesis 12.3).

Pra. Rosemary Barbosa