LIÇÕES

Devocional 05-08

5 de Agosto

Leitura bíblica: Zacarias 4.6

O povo judeu havia retornado à cidade de Jerusalém após décadas de cativeiro. Eles tinham a tarefa de reerguer a cidade e, especialmente num primeiro momento, reconstruir o templo. Então, o Senhor levantou homens valorosos para liderar e encorajar os judeus remanescentes na tarefa da reconstrução do templo e na consequente restauração de Jerusalém. Zorobabel era um desses homens. Ele era um descendente legítimo do rei Davi e assumiu a posição de líder de Judá naquele período. Ao seu lado, também estava o sumo sacerdote Josué, que trabalhou junto a Zorobabel na reconstrução do templo.

Mas, o povo precisava ser encorajado; precisava saber que, apesar de suas falhas e limitações, Deus não falharia em cumprir o Seu propósito. Então, para encorajar e comunicar Sua vontade àquele povo, o Senhor levantou os profetas Ageu e Zacarias.

Oposição, desânimo e impossibilidade formavam o pano de fundo da declaração: “não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito”. A reconstrução do templo havia sido iniciada anos antes dessa declaração, mas a obra não estava sendo nada fácil. Oposições internas e externas ameaçavam a conclusão da obra. Além disso, o próprio povo estava abatido e intimidado diante de suas próprias limitações e incapacidades.

Com o objetivo de explicar o seu plano àquela comunidade remanescente, Deus deu ao profeta Zacarias oito visões noturnas que tratavam da obra de reconstrução sob as lideranças de Zorobabel e Josué (Zacarias 1.7-6:8). Mas, Zorobabel e Josué eram seres humanos limitados que não tinham os recursos necessários para concluir a obra. Daí vem o encorajamento do Senhor: “não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito”.

Nessa expressão, a palavra “força” traduz o hebraico “hayil”, que indica “habilidade”, “eficiência” e “proeza humana”. Esse termo muitas vezes é aplicado no sentido militar para enfatizar a força e a bravura de um exército. Já a palavra “violência” – ou “poder”, em algumas traduções – traduz o hebraico “koah”,que indica “poder”, “vigor” e “força humana”.

A declaração: “não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito” é muito mais do que uma mensagem para Zorobabel. Ela serve como um encorajamento a todos que estão engajados na obra de Deus, bem como um aviso a todos que pensam que há mérito humano no que é realizado para o Senhor.

Somente quando vivemos pelo Espírito e somos guiados por Ele é que podemos experimentar o verdadeiro sucesso espiritual. O Espírito do Senhor é a fonte de toda boa virtude que possamos demonstrar. O Seu poder é a força e o vigor para toda boa obra que possamos realizar.

Portanto, que fique claro que não há força, habilidade ou poder humano que sejam suficientes para realizar a obra do Senhor. Então, diante de tudo o que nos dispusermos a fazer, que sempre esteja aos ouvidos a palavra do Senhor que diz: “não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito”. Que essa declaração seja nosso encorajamento, nossa motivação e o aviso que nos faça dar corretamente a glória por toda obra que fizermos a quem realmente merece recebê-la: o próprio Deus!

Pra. Joseane Goese