LIÇÕES

Devocional 10-08

10 de Agosto

Leitura bíblica: Gênesis 37

José era o filho da velhice de seu pai Jacó e, por isso, Jacó o amava mais do que a seus irmãos (Gênesis 37.3-4). “Ora, Israel gostava mais de José do que de qualquer outro filho, porque lhe havia nascido em sua velhice; por isso, mandou fazer para ele uma túnica longa. Quando os seus irmãos viram que o pai gostava mais dele do que de qualquer outro filho, odiaram-no e não conseguiam falar com ele amigavelmente.”

José cresceu num ambiente de muita inveja, ciúmes e ódio. Tinha tudo para ser um homem soberbo e arrogante. Ele era um homem trabalhador, cuidava das ovelhas de seu pai ainda enquanto era jovem. José tinha um relacionamento íntimo com seu pai e com Deus. Tinha um dom de revelar sonhos. Quando você começa a frutificar naquilo que Deus lhe colocou, isso vai incomodar aquele que está parado. Ou ele vai sair da inércia e fazer algo, ou vai tramar para te destruir. E com José não foi diferente (Gênesis 37.11). Seus irmãos, pois, o invejavam; seu pai, porém, guardava este negócio no seu coração.

Jogado no poço e depois vendido como escravo pelos seus irmãos. Assim ele chegou no Egito (Gênesis 37.28). Passando, pois, os mercadores midianitas tiraram e alçaram a José da cova, e venderam José por vinte moedas de prata, aos ismaelitas, os quais levaram José ao Egito. José tinha um propósito em sua vida, nada e nem ninguém poderia tirar isso dele. O que Deus plantou em sua vida é eterno! Foi levado ao Egito, ou seja: Egito = Governo = Sonho!

José foi levado ao palácio para servir ao capitão da guarda (Gênesis 39.2). “E o Senhor estava com José, e foi homem próspero; e estava na casa de seu senhor egípcio.” José enxergou o serviço a Potifar como uma oportunidade de ser próspero. Mesmo sendo escravo, ele crescia e ganhava admiração perante o seu senhor. Se Deus está contigo, até na casa de Potifar você vai dar frutos! Não reclame! Honre ao Senhor onde você estiver! O fato de José ser abençoado respingou também na vida de Potifar (Gênesis 39.5). No lugar da bênção do Senhor, quem está com você também será abençoado! “E aconteceu que, desde que o pusera sobre a sua casa e sobre tudo o que tinha, o Senhor abençoou a casa do egípcio por amor de José; e a bênção do Senhor foi sobre tudo o que tinha, na casa e no campo.” José foi RESTITUÍDO pelo Senhor. Se tornou coordenador de tudo o que Potifar tinha. O plano de Deus começava a se cumprir.

Assediado pela mulher de Potifar, José fugiu da tentação (Gênesis 39.12). Contra o pecado, nós lutamos, mas contra a tentação, nós precisamos fugir! “E ela lhe pegou pela sua roupa, dizendo: deita-te comigo. E ele deixou a sua roupa na mão dela, e fugiu, e saiu para fora.” A mulher de Potifar tramou contra José. Assim, ele foi preso. De homem de confiança de Potifar para homem acusado de assédio (Gênesis 39.19-20). “Quando o seu senhor ouviu o que a sua mulher lhe disse: ‘Foi assim que o seu escravo me tratou’, ficou indignado. Mandou buscar José e lançou-o na prisão em que eram postos os prisioneiros do rei. José ficou na prisão.”

Seria o fim dele? Mas e o sonho que ele teve perante seus irmãos? Deus seria envergonhado? Muito pelo contrário. José usou a única arma que ele tinha: interpretar os sonhos do copeiro e do padeiro. Em situações difíceis, use o que Deus lhe confiou, seus dons e talentos são para glorificar a Deus!

Até na prisão José se mostrou um homem de confiança. José tinha caráter (Gênesis 39.21-23). “O Senhor, porém, estava com José, e estendeu sobre ele a sua benignidade, e deu-lhe graça aos olhos do carcereiro-mor. E o carcereiro-mor entregou na mão de José todos os presos que estavam na casa do cárcere, e ele ordenava tudo o que se fazia ali. E o carcereiro-mor não teve cuidado de nenhuma coisa que estava na mão dele, porquanto o Senhor estava com ele, e tudo o que fazia o Senhor prosperava.”

Deus RESTAUROU sua posição de coordenador até na prisão. Deus estava preparando José para algo ainda maior, era um “estágio”. Os planos de Deus sobre você só acabam quando Ele disser! Enquanto isso, sirva, frutifique! Ainda que ninguém se lembre de você e do que você faz, Deus olha para você! Ele te vê!

Dois anos se passaram desde a revelação dos sonhos. O tratamento do Senhor é constante! Ele lhe prepara, capacita e envia! José em nenhum momento murmurou a Deus perante tudo que estava vivendo. “Mesmo em prisão, ele não desistiu, esperou a promessa e Deus abriu a porta.” A murmuração precede a ingratidão. Toda promessa tem o tempo da solidão, confronto e exaltação. O que Deus tinha para José ia muito além de planos individuais, através dele, Deus ia abençoar o povo do Egito. José era sábio, pois já sabia o que viria pela frente (Gênesis 41.33). Portanto, Faraó tinha agora de um homem entendido e sábio, e o colocou sobre a terra do Egito.

José foi colocado como governador do Egito. O REFRIGÉRIO de Deus para José veio com o cumprimento da promessa do Pai (Gênesis 41.39-40). “Depois disse Faraó a José: ‘Pois que Deus te fez saber tudo isto, ninguém há tão entendido e sábio como tu. Tu estarás sobre a minha casa, e por tua boca se governará todo o meu povo, somente no trono eu serei maior que tu’.”

RESTITUIÇÃO: da cova para coordenador da casa de Potifar.

RESTAURAÇÃO: de coordenador da casa de Potifar para coordenador na prisão.

REFRIGÉRIO: de prisioneiro para governador do Egito.

Glória a Deus!

Pr. Marcelo Barros