2 de Setembro
Leitura bíblica: Lucas 5.8-10
Os maiores tesouros que temos estão dentro da nossa própria casa. Às vezes, inúmeras pessoas buscam a felicidade em tantas outras coisas (trabalho, dinheiro, títulos, etc.) e negligenciam o convívio familiar. Entretanto, aquele que não é feliz em casa não poderá ser feliz em lugar nenhum.
Não só grandes alegrias podem ser experimentadas dentro da nossa casa, mas também as dores mais agudas. Não há nada que produza mais sofrimento à alma humana do que dores que têm sua origem na família. O texto em questão fala sobre uma perda. Jesus conta uma parábola cuja protagonista é uma mulher. A trama que envolve a história gira em torno de uma dracma perdida.
A Bíblia afirma que a mulher perdeu a dracma dentro de sua própria casa. Essa mulher saiu a procurar diligentemente a dracma perdida. Ela torna-se um paradigma para nós que desejamos achar tesouros perdidos dentro de nossas próprias casas.
Esta parábola chama a nossa atenção para a necessidade de procurarmos as dracmas que estão perdidas em nossas casas. Quais tesouros estão perdidos dentro da sua casa? O respeito dos filhos, o carinho do cônjuge, a fidelidade conjugal, fidelidade ao SENHOR, o diálogo, a vida devocional, o prazer pela casa de Deus, o prazer pela oração e leitura da Palavra, ou o fervor espiritual? Esses são alguns exemplos de dracmas que podem estar perdidas em nossas casas.
O texto afirma que, a primeira atitude dessa mulher quando notou a ausência de uma dracma foi acender uma candeia. As casas na Palestina eram escuras, sem luz e quase sem janelas. Ela, então, chega à conclusão de que é impossível encontrar algo no escuro. O próprio Cristo afirmou: “Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida” (João 8.12). Jesus é a luz que precisamos para recuperar aquilo que foi perdido. Apenas a presença iluminadora de Jesus poderá nos dar uma direção clara. Acenda uma luz na sua casa! Essa luz é Jesus. Peça ao SENHOR para trazer luz onde há escuridão.
O texto afirma que, após acender uma candeia, a mulher logo providenciou uma vassoura e passou a varrer a casa. Sua atitude desencadeou um grande esforço. Constantemente, evitamos tratar de determinados assuntos, porque, para elucidá-los, será necessário lançar mão de grandes esforços. Contudo, não podemos empurrar a sujeira para debaixo do tapete. Devemos nos esforçar grandemente com o intuito de resgatar as perdas que sofremos.
O evangelista Lucas diz que a mulher “procurou diligentemente até encontrar” a dracma. Aquela mulher só parou quando encontrou aquilo que procurava. Só uma coisa parou essa mulher: a vitória. Ela não desistiu enquanto não a alcançou.
Como filhos da luz, desejamos reencontrar tesouros perdidos dentro da nossa própria família. Para isso, devemos buscar direção, acender a luz que é Cristo dentro de nossos lares, esforçar-nos e buscar diligentemente, porque é assim que Deus faz em relação ao pecador.
Pra. Joseane Goese