15 de Setembro
Leitura bíblica: Salmos 78.1-8; Provérbios 9.10-12 e Deuteronômio 6.7
É fácil pensar num legado puramente em termos financeiros. Isso faz parte de um processo de vida moldado pela valorização daquilo que adquirimos a nível material. Devemos, porém, entender que o que precisamos valorizar é o legado da fé que partilhamos. O povo de Deus sempre valorizou a partilha com as novas gerações. Em Israel, o foco do ensino não era satisfazer a curiosidade humana aleatória, mas transmitir o conhecimento dos atos poderosos de Deus às gerações futuras. Eles sabiam que Deus quer que desenvolvamos as nossas próprias mentes nEle, e as dos outros também, a partir do testemunho e da transmissão de Sua Palavra, que é a nossa única regra de fé e prática.
O Salmo 78 diz que, embora a aprendizagem tenha benefícios presentes, está fortemente focada no futuro. Os seguidores de Deus, ao longo dos séculos, desempenharam um papel importante no início de muitos tipos de escolas. Isto porque a sua fé os movia a preocupar-se com as gerações futuras, e não apenas com o seu próprio conforto e segurança. Quão importante é para você que sua fé não apenas melhore sua vida, mas alcance aqueles que estarão aqui depois que você partir? Precisamos olhar de forma mais contundente à nossa volta e vermos as ferramentas e recursos que Deus tem nos dado para que alcancemos as novas gerações.
O comentarista Donald Williams escreveu: “qual é o propósito deste ensino? Ele cria ‘esperança em Deus’, revelando o Deus vivo que mantém Sua aliança e redime Seu povo? Em segundo lugar, lembra Israel das ‘obras’ (‘obras salvadoras’) de Deus, protegendo-o de esquecê-Lo? Terceiro, leva à obediência?”. Quais pessoas desempenharam os papéis mais centrais na prática desses três tipos de ensino em sua vida? Como você agradeceu a elas por ensiná-lo?
Em Cristo,
Pr. Wesley Nascimento