24 de Setembro
Leitura bíblica: Daniel 1
No capítulo primeiro de Daniel, nós percebemos que a Babilônia invadiu e conquistou Jerusalém, levando seus tesouros e nobres. Daniel era uma dessas pessoas que foram levadas cativas à Babilônia. O rei Nabucodonosor procurava por jovens sem defeito físico, de boa aparência, inteligentes, que dominassem os vários campos do conhecimento e fossem capacitados para servir no palácio.
A Babilônia oferecia uma mudança para um grande centro de desenvolvimento. A possibilidade de aprender novos idiomas, uma formação de 3 anos e trabalho no palácio. Mas, no versículo 5, percebemos que os manjares do rei eram sacrificados a outros deuses (lembrando que os judeus possuíam uma alimentação extremamente regrada). Porém, o que o texto nos ensina é que, aceitar os manjares do rei é ir em contramão da vontade de Deus, negar a sua fé e cultura. Até os seus nomes seriam mudados; ou seja, uma mudança total de identidade e propósito.
Quantos homens e mulheres de Deus, quando começam a estudar e fazer faculdade, abraçam a Babilônia, mudando seus costumes e hábitos por causa de um suposto “saber”. O evangelho não nos orienta a fazer concessões com a Babilônia. Muito pelo contrário.
Quando começamos a abraçar a Babilônia, Satanás começa a dizer diversas coisas em nossa mente, coisas como: “não tem nada a ver”. Mas, o Espírito Santo nos diz que a Babilônia não é o nosso lugar. Minha oração é para que possamos ser como Daniel, um homem de caráter. O caráter é forjado por decisões, e nós precisamos aprender a tomar boas decisões, para que possamos ter um caráter segundo o coração de Deus. Minha oração é para que possamos dizer “não” aos manjares do rei e “sim” para a vontade de Deus em nossas vidas.
Que Deus nos abençoe e fortaleça.
Pr. Silas Coutinho