1º de Outubro
Leitura bíblica: Jonas 1
Deus vem com Sua Palavra até cada um de nós para dialogar e curar, para corrigir a rota do nosso GPS – para sermos guiados pelo Senhor. E, há urgência na conversa desse Pai para com seus filhos e filhas: “vá depressa”, diz o Senhor, ao lugar onde haverá confronto da sua alma e cura dos seus medos, e equilíbrio na sua fúria. Tentamos fugir de intervenções dolorosas, mas a dor de um Pai ao ver seus filhos enfermos leva a criança até o médico cirurgião. Pois há uma dor que vem por causa do remédio colocado na ferida aberta, mas ela cura. E há outra dor que não produz frutos dignos de arrependimento, mas tão somente remorso que gera enfermidade.
Nínive era o lugar da dor do profeta Jonas, era exatamente o povo que havia destruído seus sonhos e gerado morte em seus familiares. Era a principal cidade da Assíria, a capital que representava tudo o que Jonas mais repudiava. Era tanto mal que faziam que Deus disse que “a sua maldade havia subido até a sua presença” – somente Sodoma e Gomorra haviam conseguido tamanho título de horror. Nínive é conhecida pelo profeta Naum como cidade de violência e crueldade, de saques na guerra, de prostituição e bruxaria, de exploração comercial e por tramar o mal até mesmo contra o Senhor. Por que ir de encontro ao que mais te fere? Porque é isso que te cura! Remédio é para ser colocado no lugar da dor – em outra parte do corpo merthiolate não dói, mas também não cura. Deus quer trazer saúde no lugar da sua raiva aberta, da sua ferida exposta. Aquilo que mais te feriu é o lugar onde você deve se confrontar e aproximar para tratar até curar. O tema que mais doía em Jonas era o que ele não queria resolver, mas era esse que mais precisava.
Onde está doendo em você? Qual parte do seu coração precisa corrigir a rota do sangue para que as veias possam fluir melhor para a sua saúde plena do seu corpo? Assim como há um caminho de ida e um de volta para o sangue ir e voltar do nosso coração, havia um caminho para Jonas e há um caminho para nós também: o perdão e o amor! Deus deu uma ordem clara sobre o amor e a salvação, mas Jonas escolheu o caminho oposto e fez o que a raiva e a fúria dele pediam. Para onde Deus está te convidando a ir e pregar o amor aos seus inimigos? (Jonas 4.2).
O profeta não queria o amor para os seus inimigos ninivitas, mas apenas para ele e sua família – eis a fonte da angústia e enfermidade que gerava tanta dor. Deus perguntou a Jonas qual a razão de tanta fúria por duas vezes, nos versos 4 e 9, mas a raiva e vingança não têm lógica no amor de Deus. Era necessário passar por Nínive e é necessário passar pelo lugar da sua dor.
Deus está conosco em meio às tempestades, como no início dessa jornada de cura do profeta. Ele mesmo é quem sopra os ventos fortes no mar onde estamos para que possamos nos arrepender e recuar. Deus quer nos despertar do sono profundo no qual Jonas estava, ao dormir naquele navio em meio ao naufrágio iminente. O profeta preferia morrer ao invés de fazer a vontade de Deus, mas o Senhor, em Sua misericórdia, espera pacientemente por você e por Sua Igreja. É tempo de voltar ao Caminho, pois a Sua Palavra vem até nós para nos curar e nos amar.
Pr. Silas Coutinho