15 de Outubro
Leitura bíblica: João 15.5
O segredo para a frutificação se chama fidelidade. No texto que lemos, o Senhor nos apresenta um princípio espiritual: “quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto”. Nós sempre gostamos de lembrar-nos que Deus é fiel, mas a verdade é que, se quisermos lograr êxito em nossa vida, nós também precisamos ser fiéis ao Senhor, permanecer no relacionamento com Ele e na comunhão com o Espírito Santo.
Se damos frutos, mas estes frutos são diferentes da semente que o originou, existe uma discrepância de resultado. Se somos ramos de uma videira, devemos frutificar uvas, e não espinhos. Permanecer em Cristo é frutificar segundo a semente pura que em nós foi plantada; ou seja, o Seu evangelho. Quando não frutificamos, ou frutificamos em desacordo com a semente pura, na verdade ela atrofiou ou foi adulterada. Isto resulta em nada ou em um fruto falso.
Permanecer em Cristo é viver como Ele viveu; é falar como Ele falou; é amar como Ele amou. Se não é assim, o que fazemos não passa de nada, pois, sem Ele, nada podemos fazer. O que fazemos sem a direção e a presença de Jesus não passam de frutos que murcharão e morrerão com o tempo. Mas, se temos a direção e a presença do Senhor, o que colheremos será para a eternidade. Frutifiquemos segundo a videira verdadeira.