LIÇÕES

Devocional 26-10

26 de Outubro

Leitura bíblica: Apocalipse 4

O apóstolo João, neste capítulo, tem uma visão do trono celestial. Uma visão que revela a Deus (“Aquele que está assentado no trono”) como um ser glorioso, com aspecto de pedras preciosas, sendo seu trono rodeado por arco-íris, trovões, seres espirituais e mais vários elementos que ajudam a formar um cenário espetacular. Chama-me muito a atenção a atmosfera que é apresentada nesse ambiente celestial:

1. A realidade do céu é uma realidade de adoração: estes seres espirituais representam figuras poderosas (leão, águia, homens com coroas de ouro), mas que estão em uma adoração ininterrupta diante de Deus, dando honras a Ele e se prostrando diante do Seu trono. Destaco, portanto, 03 características da adoração extravagante:

  1. Devoção: eles dão glória, honra e graças Àquele que está assentado no trono (v. 9, v. 11) – através das canções ou de suas palavras, declare a santidade, o poder e o caráter de Deus.
  2. Humildade: eles se prostram, lançam suas coroas diante do trono (v. 10) – a Palavra diz que o Senhor resiste aos soberbos, mas estende sua graça aos humildes. Precisamos lançar nossas coroas e nosso orgulho para que possamos diminuir e Ele crescer.
  3. Intensidade: dia e noite sem cessar (v. 8) – perseverar na oração e na adoração, e fazer da adoração um estilo de vida.

2. Quando nós adoramos em espírito e em verdade, estamos trazendo uma realidade do céu para a terra: Jesus, na oração que nos ensinou, disse para clamarmos: “Venha o Teu Reino. Seja feita a Tua vontade assim na terra como no céu”.

Qual a realidade do céu que vemos nesse texto? A realidade da adoração. Entendo, portanto, que nossa adoração traz essa realidade do céu para a Terra. Estamos nos juntando aos anjos e declarando quem Deus é. E, dessa forma, que esta mesma glória representada no texto venha a ser manifestada a nós.

Pr. Marcelo Barros