LIÇÕES

Devocional 10-11

10 de Novembro

Leitura bíblica: Salmos 40.3

Um dos aspectos mais importantes de uma cultura é a música. Creio que o brasileiro em geral gosta muito mais de música do que de futebol. A música é uma parte importante de nossas vidas. Nós comemos com ela, dirigimos com ela, compramos com ela, relaxamos com ela e, a exemplo de Davi, podemos dançar com ela (2ª Samuel 6.14-15). Um cântico de louvor ao Senhor toca algumas pessoas de forma mais impactante do que o sermão de domingo. A música ultrapassa as barreiras intelectuais e leva a mensagem diretamente para o coração. Davi afirma que existe uma conexão entre a música e o evangelismo “[…] muitos o verão e temerão […]” (Salmos 40.3). Embaladas por músicas profanas, muitas gerações se corromperam em busca de uma “liberdade” ligada ao pecado.

Precisamos admitir que não há um estilo de música que é sagrada. O que faz a música sagrada é a sua inspiração e mensagem. A música é o conjunto de arranjos de notas e ritmos. São as palavras que colocam a música no patamar da espiritualidade.

Por toda a história da Igreja, os grandes teólogos têm colocado a verdade de Deus no estilo musical de seus dias. O mais famoso hino da Reforma é “Castelo Forte”, música composta por Martinho Lutero. Charles Wesley usava as músicas populares das tavernas e das casas de ópera da Inglaterra com mensagens profundamente bíblicas para conduzir a Palavra aos corações. John Calvino contratou músicos profissionais para colocar sua teologia em forma de música.

As músicas que hoje consideramos sacras já foram criticadas, assim como a música contemporânea que entoamos hoje. Conheço pessoas que saíram da Igreja por questionar músicas entoadas na Celebração Dominical. Muitas pessoas confundem gosto musical com a sacralidade ou não dos cânticos que são entoados na comunidade de fé e serviço. Spurgeon chamava o seu ministério de música como o “Departamento da guerra”. Sabemos muito bem que Davi tocava e ministrava libertação ao Rei Saul por intermédio de sua harpa (1ª Samuel 16.14-23). A música gera uma atmosfera de graça no ambiente cúltico e prepara a congregação para a ministração da Palavra de Deus.

Em Cristo,

Pr. Wesley Nascimento