LIÇÕES

Devocional 14-11

14 de Novembro

Leitura bíblica: Mateus 28.19-20

Quando falamos de crescimento da igreja, estamos falando de multiplicação de discípulos/as. Para que o mesmo ocorra, a visão desses discípulos/as precisa estar alicerçada na visão de Jesus, no propósito de segui-lo fielmente, no desejo pleno de viver segundo a sua vontade. Os cristãos que aceitavam o convite de Jesus eram encorajados a compartilhar o evangelho com as pessoas o mais rápido possível, com isso o evangelho foi se espalhando.

Precisamos resgatar esse desejo de compartilhar o evangelho de Cristo Jesus. Onde estão os pescadores de homens? Talvez muitos tenham esquecido o propósito para o qual Deus nos criou. Muitas vezes, estamos vivendo como se a vontade de Deus estivesse perdida e ficamos perguntando: “qual é a vontade de Deus?”. Sabemos a resposta, mas elaboramos questionamentos para fugirmos de nossas responsabilidades.

A vontade do Senhor está clara quando Ele diz: “ide fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; eis que estarei convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém” (Mt28.19-20).

Como discípulos/as de Jesus, nossa vida está inserida na Dele. Então, nos rendemos à Sua vontade. Isso acontece quando o conhecemos mais profundamente e confiamos Nele plenamente. Quando andamos em obediência, o Senhor nos conduz de acordo com Sua vontade.

O nosso objetivo como discípulo/a de Jesus não é questionar qual é a vontade do Senhor para nossas vidas, pois já sabemos a resposta; mas devemos andar na vontade do Senhor a cada instante de nossas vidas. O Senhor nunca escondeu de Seus filhos/as a Sua vontade, mas a tem revelado por meio da Sua Palavra. Do início ao fim, a vontade de Deus é clara na Bíblia.

No final do Seu tempo na terra, Jesus deu uma ordem a todos os que o seguiam: “vão a todas as nações preguem o evangelho e façam discípulos”. O desejo do Senhor é que todos ouçam, recebam, e respondam ao evangelho de Sua graça. Por isso, Jesus disse: “sigam-me e eu os farei pescadores de homens”. Precisamos pedir que o Senhor alinhe nossas vidas à vontade que Ele já revelou a todos nós.

O desejo do Senhor é tão grande, que Ele nos chama para que façamos discípulos/as de todas as nações, e Ele derrama o Seu Espírito sobre nós para sermos Suas testemunhas por onde quer que andemos. Assim como Ele enviou o Seu Espírito sobre Seus discípulos quando estavam reunidos no cenáculo, para que testemunhassem, capacitando-os a seguir e realizar a Sua vontade.

“O ideal de discipulado que temos à nossa frente é totalmente humano, mas é também totalmente divino. É a pessoa de Jesus Cristo que nos convida a tê-lo como mestre. Jesus nos convida a um exercício constante de humildade e mansidão; nos chama para uma caminhada sob o seu jugo suave e leve, para não cairmos na tentação de fazer aquilo que ele não fez” (Pr. Josadak Lima). A vontade de Deus para todo/a discípulo/a é que façam outros/as discípulos/as. Este é um mandamento específico para mim e para você, como discípulos de Jesus.

JESUS É NOSSO MODELO DE COMO FAZER DISCÍPULOS.

Pra. Rosemary Barbosa