8 de Dezembro
Leitura bíblica: Mateus 1.20; 2.13
O nome José veio de um grande homem da história de Israel, vemos sua história em Gênesis. Ele era o filho favorito do patriarca Jacó (filho da esposa favorita de Jacó, Raquel). Ele cresceu, era uma criança mimada e tornou-se um homem de integridade confiável, e o rei do Egito finalmente confiou nele para salvar o Egito (e a família de Jacó) de uma grande fome. Interpretar sonhos, uma habilidade que ele sempre creditou a Deus, desempenhou um papel fundamental na ascensão do homônimo histórico de José (conforme Gênesis 41.15-16).
Nos tempos bíblicos, como costuma acontecer hoje, os pais escolheriam nomes que capturassem o caráter que eles esperavam e oravam para que seus filhos/as desenvolvessem. Então, o noivo de Maria, José, um humilde trabalhador, tinha o nome de um dos grandes heróis patriarcais de Israel.
José, o carpinteiro, ouviu a voz de Deus, compreendeu que o sonho que tivera fora uma direção, uma revelação de Deus (Mateus 1.18-25). Quantas vezes estamos prontos para abandonar o “barco”, a família, o ministério, o trabalho, e Deus se comunica conosco por intermédio de um sonho, de um alerta de uma autoridade espiritual, por visões, revelações e pela própria meditação na Palavra de Deus. Precisamos, como José, estar atentos à direção de Deus, pois o Senhor tem o melhor para as nossas vidas.
Como seus pais escolheram seu nome? Veio, pelo menos em parte, de uma pessoa admirada, seja em sua própria família ou na história? Em caso afirmativo, quais qualidades esse nome vincula? Se você decidiu se identificar como um “cristão”, que qualidades esse nome convida Deus a trabalhar em seu caráter ao enfrentar os desafios e oportunidades da vida? De que forma você deseja que as pessoas se lembrem do seu “nome”?
Uma Igreja grande para impactar e em células para amar, cuidar e se importar. Junte-se a nós! Somos Igreja JUNTOS!
Em Cristo,
Pr. Wesley Nascimento