14 de Dezembro
Leitura bíblica: Josué 12.10-11
A peregrinação dos Judeus, durante 40 anos pelo deserto, foi penosa, longa, cansativa e muito dura para o povo de Israel. Embora estes atributos de dificuldade sejam de responsabilidade dos próprios hebreus, uma vez que estes foram rebeldes e ingratos em inúmeros momentos durante a peregrinação, o povo contou todo o tempo com a misericórdia, bondade e fidelidade do Deus Pai, que protegeu, enviou comida e água, indicou o caminho, e tratou de todas as demais providências necessárias para que a promessa por Ele proferida fosse cumprida, a saber, que Israel tomasse posse de uma terra que mana leite e mel. A fé em Deus, sob esta palavra profética, era: a esperança de concretizar o sonho da casa própria. A esperança de viver em um lugar com melhor qualidade de vida (com um bom IDH). A esperança de vir a desenvolver prosperamente uma atividade econômica, tanto na condição de servo como senhor, empregado ou empregador. A esperança da liberdade de expressão, liberdade de culto, e todas as demais liberdades inclusas em qualquer declaração de Direitos Humanos abençoada.
Enfim, a peregrinação durou 40 anos. Mas, um dia, terminou. A esperança tornou-se realidade. A promessa fora cumprida. Quando hoje escrevemos sobre “tempo de esperança”, tenhamos em mente esta experiência do povo de Deus no tempo do Êxodo. Tenhamos a esperança de que, independente de quaisquer desafios, o Senhor nosso Deus nos levará ao alvo por Ele apontado para todos nós, a Canaã celestial, onde todos aqueles que se mantiverem fiéis (até a morte) entrarão, receberão novas vestiduras (imaculadas), novos nomes (uma nova identidade) e nova mente (uma mente renovada pela ação do Espírito Santo). Não sabemos (ainda) quanto tempo durará a nossa peregrinação, mas sabemos que hoje falta menos do que faltava ontem, e amanhã faltará menos do que falta hoje. É tempo de esperança!
Portanto, nossa fé é alimentada por toda palavra profética do Deus vivo, o qual nos garante que assim como fez no passado com Israel, também faz hoje e continuará fazendo conosco, não nos deixando faltar nada. Ele nos apontará o caminho, nos protegerá, e nos entregará a Canaã celestial. Renovemos nossa esperança no Senhor nosso Deus, hoje e todos os dias. Amém!
Pr. Marcos Ferreira