LIÇÕES

Devocional 17-12

17 de Dezembro

Leitura bíblica: Êxodo 25.23.29

Jesus, o presente de Natal que almeja que resgatemos o valor de assentar à mesa em família. A palavra “mesa” aparece pela primeira vez na Bíblia no livro de Êxodo. Vamos ver o contexto em que Deus fala a Moisés. O objetivo era trazer de volta o Seu relacionamento com o povo, pois o mesmo estava distante.

Deus queria um ambiente a partir do qual o ser humano pudesse se aproximar Dele. Este ambiente foi o Tabernáculo, construído sob a orientação do melhor arquiteto, o próprio Deus, que sempre enxergou tudo antes de criar. Deus instruiu Moisés a construir a Arca da Aliança. Aquele ambiente era lugar da presença de Deus na terra. Somente os sacerdotes poderiam entrar naquele ambiente uma vez por ano. A mesa foi o segundo móvel que o Senhor instruiu para construção. Observe a medida da mesa que fora construída há muitos anos. Ela tem a mesma medida da mesa tradicional de hoje.

Depois, o Senhor instruiu Moisés a fazer os pratos, galhetas, taças e suas vasilhas. Haveria jarras e colheres. No capítulo 32, Ele diz que a mesa deveria ser coberta com uma toalha de linho. Tudo quanto o Senhor ordenou a Moisés é o que usamos hoje na mesa para nossas refeições. No capítulo 30, o Senhor diz: “porás sobre a mesa o pão da presença sempre”.

Irmãos/ãs, temos que entender a profundidade dessa Palavra. O presente de Deus a nós, “JESUS”, o Pão da Vida, o nosso Salvador, precisa estar presente conosco à mesa sempre. O desejo de Deus é que, sobre a mesa posta em nossas casas, a presença de Jesus seja real. O inimigo tem tentado tirar atenção da família e distanciá-los da mesa.

Hoje, tudo está tão corrido no dia a dia. Mas, não deixe de assentar à mesa com os seus, para fazerem suas refeições, pois a presença de Jesus se faz na mesa. E, nesta hora, toda a família se assenta e todos ficam face a face, olho no olho.

Deus criou o coração humano e a maneira que o coração humano se une em relacionamento é através do olho no olho, face a face. Na mesa, todos ficam na mesma altura e o maior se torna Jesus. A estratégia do inimigo é deixar a família longe da mesa. Hoje, vemos muitos casamentos destruídos, filhos/as distantes de Jesus, porque estamos abrindo mão de um bem precioso deixado por Deus, que é o assentar à mesa em família.

A mesa na família torna-se o altar onde a presença de Jesus é o ponto alto. Porque Jesus, o Pão, está à mesa e a sua presença faz toda diferença. Se queremos saber qual o nível de importância que algo tem para Deus, é só observarmos as investidas do inimigo relacionadas ao assunto. Pois o inimigo é opositor ao Senhor Jesus.

Deus deseja que sejamos famílias que vivam em harmonia, que cultivemos o relacionamento pautado na Palavra, ao redor da mesa. Não permita que o pecado entre sorrateiramente na sua família. Não troque a mesa pela sala de televisão, pelo quarto, pelo chão, pela varanda e tantos outros lugares dentro de casa.

Neste Natal, vamos resgatar essa bênção tão maravilhosa que é estar à mesa com os nossos familiares. Queira a bênção de Jesus na Sua família. Creia que o Senhor Jesus irá restaurar os laços, barreiras serão quebradas.

O que o nosso Deus quer neste Natal é que o presente que Ele enviou a nós, “JESUS”, possa estar conosco à mesa.

Pra. Rosemary Barbosa