6 de Janeiro
Leitura bíblica: Ezequiel 36.26-27
O texto nos faz refletir sobre a situação de Israel, que muitas vezes também se torna a nossa diante de Deus. Israel já não conseguia ver os feitos do Senhor, pois estava sofrendo de uma enfermidade que é o empedramento do coração. Creio que ninguém nunca ouviu falar dessa doença, mas no mundo espiritual ela existe.
Ezequiel percebeu que Israel estava acometido por essa enfermidade, e já não tinha lembrança dos feitos do Senhor por eles. Esqueceram que o Senhor mantivera a provisão durante os quarenta anos em que eles passaram no deserto. O coração do povo de Israel estava completamente insensível às maravilhas de Deus, pois a chama em seus corações estava completamente apagada. Estavam descrentes das coisas de Deus.
A dúvida persegue o homem desde o Gênesis, quando a serpente lançou o seu veneno no coração de Eva. O diabo não mudou sua estratégia. Ele permanece gerando situações e usando pessoas para ferir seu coração. O objetivo dele é semear a incredulidade, a dúvida e a desconfiança, trazendo desmotivação e quebrando relacionamentos.
O povo de Israel não conseguia perceber o pecado no meio deles. Pelo contrário, zombavam quando eram alertados dos mesmos, esquecendo-se completamente de que todas as vezes que assim agiam, Deus enviava correção. Mas, a Palavra de Deus diz: “não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará” (Gálatas 6.7).
Embora Israel certamente fosse julgado por sua teimosia e rebelião, Deus olha, mais uma vez, o caminho para o futuro até o dia da restauração completa de Israel. Em Seu amor e graça, Deus está prometendo um coração novo a Israel, coração de carne, em lugar do seu duro e impassível coração de pedra. Agora, um coração submisso ao Senhor, livre da prática constante do pecado, livre das mazelas da vida. Enfim, um coração não mais de pedra, mas de carne.
Deus deu ao povo de Israel um novo coração, responsivo ao Seu amor e disposto a ouvir e obedecer. Quando andamos em comunhão com Senhor, permitindo que Seu Espírito controle nossos corações, então é que nos tornamos vivos para as coisas de Deus. Quando temos um novo coração, também recebemos um espírito novo, que é o Espírito Santo de Deus, que nos desperta para sermos espirituais.
Que estejamos dispostos/as a receber este novo coração, em nome de Jesus!
Rosemary Barbosa | Pastora