9 de Janeiro
Leitura bíblica: João 5.8-9
Havia entre muitos enfermos naquele tanque, um homem que estava ali há 38 anos esperando um milagre. Mas, que milagre era esse? A narrativa diz que descia um anjo que movimentava a água naquele tanque. E, o primeiro que descesse naquela água, seria curado. Então, estava lá aquele homem, esperando há 38 anos por aquele milagre (não só ele, como a multidão inteira ali estava esperando algum milagre há muito tempo). Todos aguardavam que o anjo passasse por ali e movimentasse as águas, e que, um deles conseguisse descer às águas para ser curado.
Diante disso, Jesus vai àquele local e encontra o sujeito que estava lá há 38 anos na mesma situação. E, logo, Ele pergunta: “queres ficar são?”. Nisso, o enfermo responde: “Senhor, não há ninguém que quando a água é agitada, me coloque no tanque, enquanto eu vou, vai outro antes de mim”. E aqui, temos um aprendizado: a confiança daquele homem era em algo terreno. Ele esperava que alguém se manifestasse para ajudá-lo, e realmente acreditava que a cura dele viria de uma manifestação terrena, e não de Deus.
Quantas vezes na nossa vida não fazemos o mesmo? Esperamos que o milagre venha de algo terreno, e não da presença de Deus. A pergunta de Jesus foi bem simples. Ele pergunta se o enfermo queria ser curado. Às vezes, Ele vem e pergunta se você quer um emprego; se você quer uma determinada cura na sua família; se você quer que seus familiares sejam salvos. Porém, muitas vezes respondemos com coisas terrenas, esperando coisas terrenas, sendo que, na verdade, devemos esperar em Deus, pois o livro de Lucas diz que, em Deus, nada é impossível (Lucas 1.37). Então, espere em Deus, confie Nele, pois aquilo que você não pode fazer, Ele pode!
Quantas vezes na nossa vida isso já ocorreu! Nós queremos o milagre, queremos a manifestação de Deus nas nossas vidas, mas não queremos o próprio Deus. Será que você tem sido assim? Se você tem feito isso, eu lhe convido a mudar o pensamento. Pois temos que buscar a Deus acima de todas as coisas, e as demais coisas virão conforme a vontade de Deus. Mas, devemos sempre priorizar a Cristo, e não aquilo que Ele pode fazer.
Nos dias de hoje, as preocupações são mais pelo que Deus pode nos dar do que por quem Ele É. Nós devemos buscar a Deus não apenas pelos milagres, mas porque Ele é poderoso, e entregou Seu Filho para morrer na cruz por nós, e para termos a salvação. Tenhamos fé!
Deus te abençoe neste dia!
Eugeniana Monteiro | Pastora