LIÇÕES

Devocional 01-02

1º de Fevereiro

Leitura bíblica: Gênesis 2.2-3; Êxodo 20.8-11

Uma coisa boa em ser criança é saber que no mês de janeiro e no início de fevereiro, ela sempre terá férias escolares. Alguns adultos conseguem uma folguinha para aproveitar com os filhos, mas não é uma realidade para todos. Independente disso, as férias nos lembram de um mandamento importantíssimo, mas não tão valorizado: o descanso.

Descansar, dormir, passear com a família não é pecado. Lembre-se de que o próprio Deus tirou um dia para descansar após a criação. E o recomendado pelos médicos é que a gente durma, em média, 8h por noite. Muitas vezes, nossa tristeza ou irritabilidade não é um problema emocional e nem espiritual, mas apenas falta de descanso mesmo.

Dentre tudo o que se poderia destacar nos 10 mandamentos (Êxodo 20), o Senhor separou a orientação para o cumprimento do sábado, o dia do descanso. Até a terra precisa descansar, sabia? (Lev 25.1-7). Então, não podemos ser enredados pelo ativismo do trabalho, e até pelo ativismo religioso. Alguém disse certa vez que se fosse fácil, não precisava ser mandamento. E é verdade. Para muitos, é extremamente desafiador parar e descansar.

Por que será que é tão difícil para alguns descansar? Talvez muitos ainda tenham mentalidade de escravos. Como se não tivéssemos o direito de parar. Mas, a Palavra nos lembra que não recebemos espírito de escravidão, mas sim de adoção (Romanos 8.15-17). E, como filhos adotados por nosso Abba, o dono de todo trabalho e de todo descanso, podemos ter a graça de descansar Nele, nosso Pai. Então, tire um dia de descanso por semana! Se possível, tire férias todo ano. Cuide do seu corpo, da sua mente, da sua família, da sua espiritualidade!

Por outro lado, não podemos confundir as coisas. Ninguém está defendendo a preguiça. Tem uma frase que diz que preguiça é o hábito de estar cansado antes de se cansar. Trabalhe, se esforce, dê o seu melhor. Mas, não se esqueça de que o descanso é importante, e é bênção do Senhor para nós. Mais do que isso, é bíblico e é mandamento!

Marcelo Barros | Pastor