2 de Fevereiro
Leitura bíblica: Mateus 7.9-14
Nesta passagem, Jesus resumiu os princípios que ensinou no sermão do monte, incluindo a sabedoria de Deus sobre os relacionamentos humanos. Ele havia dito aos seus ouvintes para amarem seus inimigos, serem honestos, mostrarem misericórdia e muito mais. Essas não eram regras individuais, separadas. O grande princípio é o que lemos no versículo 12 (chamado de “regra de ouro”), que ressalta a necessidade de tratarmos os outros como Deus nos trata – e, consequentemente, como gostaríamos de sermos tratados pelos outros: “portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas” (Mateus 7.12).
Na lei, negócios, política (e em relacionamentos pessoais comprometidos), muitas vezes ouvimos a ideia de que devemos tratar as pessoas com base no que elas merecem. Jesus disse para tratar as pessoas como Deus nos trata: com graça e generosidade, mesmo quando não merecemos isso (Romanos 5.6-8, 2ª Coríntios 5.19-21).
Nesse sentido, alguém pode perguntar: “como o casamento e outros relacionamentos se tornam mais duradouros quando o amor e a graça substituem a famosa e tão citada ‘meritocracia’ para nos guiar em amor e compartilhamento mútuos?”.
“Mútuo” é a palavra-chave aqui, pois significa oferecer ao outro algo de muita semelhança àquilo que foi recebido. É isto o que significa algo mútuo, recíproco. É algo que acontece de maneira recíproca, entre as duas partes. Portanto, prejudicar nossos companheiros, física ou emocionalmente, ou controlá-los e humilhar, é exatamente o oposto desse voto de ajudar nosso parceiro.
A “regra de ouro” não é apenas um lema social agradável e superficial, nem mesmo uma daquelas coisas que soam bem, mas que ninguém pode cumprir, apesar de se esforçar. Pelo contrário, é algo para ser vivido! Jesus acrescentou: “o portão que leva à vida é estreito e a estrada difícil, então poucas pessoas o encontram” (versículo 14).
Então, que pessoas ou condições dificultam você a tratar os outros como gostaria que tratassem você? Quais são algumas maneiras pelas quais você tentou, proativamente, tratar outras pessoas em conformidade com a “regra de ouro”? Quão fácil ou difícil foi fazer isso? Reflita sobre isso.
Queremos e temos profetizado uma grande colheita, e isso virá por intermédio de atos de bondade e generosidade.
Junte-se a nós! Somos Igreja JUNTOS!
Em Cristo,
Wesley Nascimento | Pastor