LIÇÕES

Devocional 20-03

20 de Março

Leitura bíblica: Tiago 3.1-11

            Vejamos que, logo no versículo de número dois, a palavra do Senhor nos chama a atenção de que não é simples controlar nosso falar: “porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça no falar, é um indivíduo perfeito, capaz de refrear também todo o corpo” (Tiago 3.2).

            Nada que sai de nossa boca pode ser considerado inofensivo. Cada declaração nossa tem muito poder para movimentar grandes coisas em nossas vidas. Assim como o apóstolo Tiago dá como exemplo o pequeno leme que pode mudar a direção de um grande navio, nossa língua o faz da mesma forma em nossas vidas. Dependendo do que falamos, podemos ser direcionados para um bom ou um mau destino.

            Podemos destacar três aspectos ruins como consequência do mal uso da língua:

  1. “Se gaba de grandes coisas”: o orgulho é uma das principais causas do mal uso da língua.
  2. “A fagulha”: usando a imagem do fogo, Tiago nos mostra a língua em todo seu potencial destrutivo. Nesse caso, uma pequena fagulha (uma simples palavra negativa) é a origem de um incêndio devastador.
  3. “Contamina o corpo inteiro”: o mal uso da língua tem o poder de “virar do avesso” todas as áreas da vida de uma pessoa.

            Assim como uma fonte não pode jorrar água doce e salgada e uma figueira não pode produzir figos e azeitonas, nós, como crentes, não podemos, com a mesma boca que louva a Deus, amaldiçoar pessoas e permitir que saia de nossa boca o que desagrada a Deus. Precisamos, com celeridade, controlar as palavras que saem de nossa boca.

            Podemos controlar nossa língua buscando a santidade, que, na perspectiva cristã, refere-se à separação do pecado e à consagração a Deus. É um processo contínuo de transformação moral e espiritual, refletindo a imagem de Cristo em nossas vidas. A Bíblia tem muito a nos ensinar sobre santidade. Quando nos dedicamos ao estudo e aplicamos suas verdades em nossa rotina diária, experimentamos uma transformação profunda. Uma vida de oração também é fundamental para cultivar uma conexão com Deus e fortalecer nossa dependência Dele, capacitando-nos a resistir às tentações e vencer os desafios que enfrentamos.

Breno Nery | Líder da célula Betel